A polêmica proibição da exposição Queermuseu no MAR (Museu de Arte do Rio) e mais recentemente a retirada por parte do Facebook de um vídeo produzido pelo #Colabora com imagens de obras famosas de grandes artistas foi a inspiração que o produtor cultural Lula Duffrayer precisou para manifestar sua indignação sobre a censura às artes plástica. Lula reuniu cerca de 30 obras de diversos artistas de todo país, além de uma participação internacional, para montar a exposição “O Pau na Mesa – Uma crítica às medidas desmedidas”, que ficará à disposição do público acima de 18 anos , até o dia 18 de novembro, na sede da produtora de eventos Conexão Rio, instalada na Fábrica Bhering, no Santo Cristo.
“Nós artistas e produtores não podemos ficar calados diante de uma atitude autoritária e que reduz as artes plásticas em prática que nada tem a ver com arte. Essa exposição é apenas uma pequena contribuição com os diversos artistas que há tempos se manifestam de forma séria e ao público, que tem direito de assistir ao que quiser ” desabafa Lula.
Além de envolver o projeto jornalístico #Colabora para uma discussão sobre o tema, a exposição reunirá pinturas, vídeos, animações, zine, esculturas, performances, fotografias e poesias de cerca de 20 artistas.
– A exposição não tem nada de polêmica, ela apenas aborda uma temática de cunho sexual e que muitas pessoas preferem fingir que não existe ou não respeitam como arte – diz o curador.
Artistas participantes: Bruna Pegurier, Shaffir OOi, Chris Sousa, Maria Rezende, Camila Rhodi, Rodrigo Kupfer, Marcio Milman, Maurício Kiffer, Denise Bergier, Ton Dutra, Letícia Pantoja, Guilherme Correa, Paulo Barcelos e projeto #colabora