As marcas O Boticário, Beleza na Web, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult e TRUSS, do Grupo Boticário, neste Carnaval 2024, apostaram em uma estratégia integrada para o carnaval, com aumento de 35% de investimento na data, sendo responsáveis por 29 ações espalhadas pelo Brasil, de Olinda a São Paulo, em diferentes formatos – desde o patrocínio de espaços premium, como camarotes e ações na Sapucaí, até ativações em lojas e blocos de rua – para atingir os mais diversos públicos e espaços. Com o movimento, a abrangência e capilaridade do grupo foram as principais alavancas de negócio destacadas nas ações pensadas para uma das principais festas do país e do mundo.
O propósito da estratégia, que impulsionou o segmento de beleza nacional no período, foi pautado pela ideia de gerar conexão, reconhecendo e participando das tradições culturais brasileiras. É o que reforça Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “Naturalmente, a beleza é um dos elementos que protagonizam o carnaval, das ruas aos camarotes, e vimos na data uma gama de possibilidades para fortalecer a nossa relação com os nossos consumidores e, também, a robustez do nosso portfólio – que se conecta, de inúmeras formas, com a população brasileira e suas diversas possibilidades de celebrar a festa”, afirma a executiva.
Presentes em 2 de cada 3 lares brasileiros e dialogando com 90% da população, as marcas realizaram ações desde o pré-carnaval, em algumas das praças mais desejadas e populares do período. A ideia era criar narrativas que fizessem sentido para todas as pessoas e que ajudassem a dar visibilidade a agendas prioritárias e de impacto social, como o exemplo de Vult, marca que celebra o orgulho e lidera um projeto proprietário, o 220 Vults, para capacitação de profissionais da beleza, com cursos de unhas e maquiagem direcionados à emancipação econômica de mulheres periféricas. Vult ainda foi a pioneira ao apoiar a TPM (Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma da Paz de Madureira), primeira escola de samba formada totalmente por mulheres do Brasil e do Mundo.
Além disso, as marcas enfatizaram a narrativa da beleza como vetor de expressão. “Entendemos que para cada pessoa e em cada região, o carnaval é vivenciado de formas diferentes. Por isso, para este carnaval, buscamos utilizar da nossa presença em território nacional para potencializar nossos pontos de contato e, assim, chegar ao maior público possível – em número e pluralidade – de forma consistente, seja nas ativações presenciais ou nas conversas geradas no ambiente on-line, onde impactamos um número ainda maior de pessoas”, completa.
Este foi o maior carnaval de rua da história do Boticário até agora, que marcou presença em 19 blocos de rua – Então, Brilha!, Seu Vizinho, Quando Come se Lambuza, Beiço do Wando, Angola Janga, Havayanas Usadas, E o Amô e Juventude Bronzeada (Belo Horizonte); Carnaval dos Amigos (Goiânia); Patusco (Olinda); Galo da Madrugada (Recife); Chame Gente e Bangalafumenga (Rio de Janeiro); Pipoca do Saulo e Camaleão do Bell Marques (Salvador); Abrava, Bangalafumenga, Latinha Mix e Galo da Madrugada (São Paulo) – que receberam patrocínios e diferentes ativações desde photo opportunity a ações volantes, distribuição de brindes e experimentação de produtos.
O carnaval do Boticário fez parte do movimento “A Beleza do seu Carnaval”, que estava ancorado em uma campanha para enaltecer a beleza dos diferentes carnavais e celebrar a auto expressão e a regionalidade de cada festa, um conceito que permeia todas as frentes de atuação da marca, tanto no físico, quanto no digital. As atividades, que começaram com forte presença já no pré-carnaval, foram pensadas para trazer a diversidade de tradições culturais e também de localidades, que incluíram espaços e blocos historicamente conhecidos, como o Circuito Barra Ondina e o Galo da Madrugada, respectivamente.