A cidade de São Paulo tem entre seus cidadãos uma parte expressiva de nordestinos e descendentes, que ajudaram a construir a metrópole, não há um canto da cidade onde não se encontre algum elemento da cultura nordestina, representada pela música, folclore, artes, dança, artesanato, o sotaque singular e claro a sua culinária .
O MBora Bar, novo point gastronômico e cultural inaugurado em julho passado, no tradicional bairro da V. Madalena, na Rua Cardeal Arcoverde,678, em São Paulo, reforça a homenagem com um dos pratos carro-chefe da casa, o Baião de Dois, prato típico sertanejo, inventado no Ceará durante os períodos de grande seca, fruto da necessidade de utilizar os poucos ingredientes disponíveis e as sobras, sem desperdiçar nada. Atualmente existem inúmeras versões da receita, que podem ser saboreados em todo o país.
O nome curioso, imortalizado na canção de Humberto Teixeira e Luís Gonzaga, deve- se ao fato que arroz e o feijão são cozidos juntos, assim como ao som do baião os casais dançam bem juntinhos. Pratos de arroz com feijão cozidos juntos não são, porém, uma exclusividade da cozinha brasileira.
Além do arroz e o feijão de corda, também conhecido como feijão fradinho, a iguaria ainda leva toucinho defumado, carne seca ou carne de sol, manteiga de garrafa, linguiça e os temperos a gosto
Além do Baião de Dois o MBora Bar apresenta um menu recheado de pratos típicos do Nordeste, muito apreciados pelos paulistanos
Vale a pena conferir!