De acordo com  Dr. Abimar Buriti, médico e nutrólogo  do Centro Médico Buriti, de João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, o grande diferencial da Própolis Vermelha é a quantidade de isoflavonóides que possui. “A Própolis Vermelha é a única que contém sete isoflavonóides, compostos orgânicos naturais, de origem vegetal, que são empregados no tratamento e prevenção de diversas doenças”. O produto possui: Daidzeina, Liquiritigenina, Pinobanksina, Isoliquiritigenina, Formononetina, Pinocembrina, Biochanina A. Por tudo isso ela tem ação imunológica, anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica, interferindo desde a absorção de nutrientes ingeridos, passando por mecanismos de proteção orgânicos, se estendendo sua ação até os mecanismos de combate ao envelhecimento, doenças crônicas, agudas, e na saúde de uma forma geral.

A própolis é o produto da interação do trabalho e secreções das abelhas com a resina extraída de plantas, sendo responsável pela segurança da colmeia do ponto de vista físico-químico, representando ação antibacteriana, antifúngica e antiparasitária, tem sido usado desde tempos imemoriais na forma de extrato na busca da saúde e combate a doenças sobretudo respiratórias.

Dr Abimar Buriti

Segundo o médico, é ótima para combater a rouquidão. “A rouquidão se caracteriza por alterações vocais devido a anormalidades estruturais e de fluxo de ar e som em nossas pregas ou caixa vocais. Pode ter diversas causas, que vão desde nódulos ou pólipos, danos estruturais/mecânicos, passando por incompetências gástricas, e abrangendo sobretudo períodos de afecções das vias aéreas superiores, sendo estas as causas mais comuns de rouquidão. Podendo estar aí presentes, portanto, ação inflamatória, mecanismos químicos oxidativos e ainda interferências viral e/ou bacteriana. O mecanismo de ação da própolis é amplo, posto que tem ação química anti-inflamatória e antioxidante, exercendo ainda ação sobre o sistema imunológico, atuando como imunomodulador. Tem ação fluidificante das secreções, bem como cicatrizante, de forma que seu uso faz sentido no tratamento não apenas da rouquidão, mas também de diversas patologias das vias aéreas, do ponto de vista aliviando os sintomas e reduzindo o tempo de duração e gravidade de doenças”.

Empresa Ouro Vermelho, é única no Brasil com foco exclusivo na produção de Extrato de Própolis Vermelha.

A própolis pode ser utilizada em praticamente qualquer pessoa, independente de gênero ou idade. Convém, entretanto lembrar limitações como o uso do extrato alcoólico, por exemplo, que faz com que seu uso deva ser evitado em crianças menores de dez anos (há quem defenda esse uso com maiores diluições). Seu uso comumente não se indica em crianças menores de um ano. Sua ação antiestrogênica tem sido estudada no combate ao câncer, metabolismo ósseo e sintomas de menopausa, merecendo destaque seu uso em mulheres.

“A forma como oriento o uso do Própolis varia de acordo com hábitos, objetivos e idade. Grosseiramente falando, oriento o uso de uma gota por quilo em crianças, até o máximo de 20 gotas. Em adultos utilizo doses que variam entre 20 e 30 gotas por dia. Oriento o uso pela manhã em jejum, com diluição em água ou água com limão, podendo ser acrescentados outros suplementos, como gengibre, glutamina, curcumina, dentre outros, via de regra com individualização da prescrição. Há quem o utilize associado a sucos, chás ou cafés, ou ao deitar”, recomenda o especialista.