O afrofuturismo, que resgata a contribuição do negro na história do mundo reivindicando seu lugar na contemporaneidade, é a principal inspiração da nova coleção da Meninos Rei. A marca baiana assinada pelos irmãos Junior e Céu Rocha, desfila no próximo dia 25, a partir das 20h30, na 55ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) – Komplexo Tempo | Parque da Mooca, São Paulo.

 

Prometendo enaltecer a matriz afrobrasileira e saudar os ancestrais, a Meninos Rei leva para o SPFW modelos plurais e diversos. O objetivo é transportar para o centro da passarela a raiz que possibilita a conexão entre o passado, o presente e o futuro, apesar da tentativa da colonização em esvaziar a própria história do povo preto e reduzir a ancestralidade ao processo escravocrata.

 

Com origem no Subúrbio Ferroviário de Salvador – região periférica da cidade, os Meninos Rei enaltecem com orgulho as suas histórias e tradições. A MR acredita que a moda é uma forma de expressão e identidade cultural, e está comprometida em celebrar a diversidade e a riqueza da herança africana. “Estamos ocupando frentes diversas, tecnológicas, científicas, futuristas, liderando e reafirmando esse rompimento ao apagamento que nos foi sentenciado. O tempo voa, transpassa gerações. Hoje, a impressão é 3D, a meta é o verso, a inteligência é artificial, o cão é o cyber, a realidade é aumentada e o pop é ancestral”, explica Céu Rocha.

 

Com o ‘Pop Ancestral’, Céu e Júnior Rocha vão além e ultrapassam qualquer barreira que poderia ser imposta aos irmãos do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Desta vez, os meninos embarcam com a elegância e a sofisticação do afrofuturismo, misturando estilos vintage e modernos. Tecidos leves e confortáveis estarão presentes na coleção que apresenta uma versatilidade de peças, como blusas, saias, vestidos e calças. Para a passarela, a MR vai levar composições e mix de estampas inusitadas que trazem novidades ao mood da coleção. Além também do animal print de onça, criando contraste com as cores vivas das estampas étnicas que se misturam aos grafismos e geometrias em preto e branco.

 

“Em ‘Pop Ancestral’, volumetria e recortes assimétricos conferem sensualidade à alfaiataria que está numa linguagem moderna e que transita pelo street style tão presente na marca. Vocês poderão notar modelagens distantes ao corpo, que seguem como ponto forte, proporcionando possibilidades para diferentes corpos e gêneros, conferindo assim looks confortáveis, estilo e muita personalidade”, revela Junior Rocha. Entre os nomes confirmados estão a cantora Márvila e o ator Samuel Assis

 

A nova estampa é um projeto desenvolvido pelo ilustrador baiano Leonardo Barbosa. Os looks da nova coleção ficam completos com a parceria da Meninos Rei com a Kenner. A marca carioca levará para a passarela a Kenner Rakka Siren, modelo recém-lançado em colab com o Cartel 011. O modelo trata-se de uma sandália fischerman, que remete às origens em sua essência, mas com um estilo que conecta com o estilo urbano e potente da Kenner, o presente e o futuro imbuído de informação de moda, autenticidade e irreverência. Assim como a coleção desfilada, a Rakka Siren se alinha ao street style e soma ao pop ancestral proposto pela Meninos Rei.

 

‘Pop Ancestral” é um tributo à beleza e à força da ancestralidade negra, e uma celebração do seu lugar na contemporaneidade. A nova coleção da marca MR estará disponível em breve para venda, no site da marca.