Driblando a crise econômica que afeta o país, o mercado de flores estima um crescimento de 6% a 8% para 2016 e faturamento de R$ 6,65 bilhões. Para que os resultados sejam positivos os produtores têm reduzido custos e investido em novas tecnologias e em inovações para o setor.Além de flores e plantas ornamentais cada vez mais variadas, bonitas e duráveis, os produtores contam com a visão estratégica das cooperativas de Holambra – Veiling e Cooperflora – para facilitar o acesso ao produto pelo consumidor. Cada vez mais as flores são comercializadas em pontos de venda como supermercados e varejões. Juntas, as cooperativas de Holambra respondem por 40% de todo o comércio nacional de flores e plantas ornamentais.
As novidades e lançamentos da floricultura nacional serão apresentados ao público na 35ª Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a partir do dia 26 de agosto em Holambra, a 140 km da capital Paulista. O evento acontece até 25 de setembro, de sexta a domingo e nos dias 7 e 8 de setembro (feriado da Independência), das 9h às 19h. O evento tem o patrocínio da Ypê, Coca-Cola, Crystal, Amstel e Ultragaz e apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra e Banco do Brasil
Nos últimos anos, o faturamento do setor vem crescendo significativamente. Foram faturados R$ 5,7 bilhões em 2014, R$ 6,2 bilhões em 2015 e, em 2016, com o crescimento estimado em até 8% o mercado deve faturar deve R$6,65 bilhões.
Nada comparável, no entanto, ao crescimento de 12% a 15% registrado entre 2011 e 2014. A queda foi provocada por mudanças no comportamento do consumidor. No entanto, o presidente do Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), Kees Schoenmaker, garante que o setor floricultor olha o futuro com confiança.
“A floricultura brasileira é um setor vibrante e nós olhamos o futuro com confiança. Acreditamos que a economia, nos próximos dois anos, estará ainda abaixo do necessário, e, neste sentido, os produtores já adotaram e continuam tomando medidas visando a redução de custos e limitando a expansão de suas produções. Para nós, `inovar’, a palavra de ordem no momento”, diz.
No Brasil, a profissionalização e o dinamismo comercial da floricultura são fenômenos relativamente recentes. No entanto, a atividade já contabiliza números extremamente significativos.
O mercado de flores é uma importante engrenagem na economia brasileira, responsável por 199.100 empregos diretos, dos quais 78.700 (39,53%) relativos à produção, 8.400 (4,22%) à distribuição, 105.500 (53,00%) no varejo e 6.500 (3,25%) em outras funções, em maior parte como apoio.
De acordo Kees Schoenmaker, o mercado brasileiro ainda apresenta um grande potencial de crescimento. “O consumo de flores no Brasil é de R$ 26,68 por habitante. É pouco, se comparado ao consumo na Europa, onde o consumo médio por habitante é R$150,00. Na Alemanha, o maior consumidor da Europa, o gasto médio por habitante chega a R$190,00. Assim, temos muito o que trabalhar para aumentar o consumo no país”, diz.
Números fornecidos pelo Ibraflor indicam que o Brasil conta com 8.250 produtores de flores e 14.992 hectares de área cultivada (propriedade média de 1,8 hectares). São eles os responsáveis pelo cultivo de mais de 3.500 variedades e de cerca de 350 espécies de flores e plantas ornamentais.
Para comercializar a produção, estão cadastradas cerca de 60 centrais de atacado, 650 empresas atacadistas e 19.240 pontos de venda no varejo. Somam-se mais de 30 feiras e exposições de flores realizadas no país.
As duas cooperativas de flores de Holambra respondem, juntas, por 40% do mercado nacional de flores. O Veiling conta, aproximadamente, com 400 sócios produtores, a maioria deles de Holambra, ou cidades próximas, e cerca de 600 clientes (empresas) ativos que participam de leilões reversos diários para abastecer atacadistas e varejistas de flores e as principais redes de autosserviço em todo o território nacional.
Já a Cooperflora, que compreende 58 produtores e atende a 400 clientes com uma produção semanal de 2 milhões de hastes, estima crescer entre 7% e 10%.
35ª Expoflora Holambra/ SP
Data: 26 de agosto a 25 de setembro, de sexta a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (feriado da Independência).
Horário: das 9 às 19 horas Ingressos: R$ 42,00 na bilheteria.
Também por meio de nossos representantes (veja a lista no www.expoflora.com.br) e pela internet – www.ingressorapido.com.br