Mercedes-Benz leva os modelos Unimog para aplicação rodoferroviário como atrações na “Innotrans” de Berlim, feira líder internacional de transportes ferroviários, que acontece entre os dias 20 e 25 de setembro. No evento, a marca irá demonstrar três recentes versões para este segmento.
O Unimog rodoferroviário é utilizado como veículo de manobra para manutenção de cabos da rede aérea e também para outros trabalhos nos trechos de vias ferroviárias. Os clientes são empresas ferroviárias, prestadores de serviços a sistemas de metroviários, ferrovias urbanas e de bondes, além de prestadores de serviços para obras e serviços de manutenção ferroviária.
A versão que estará na feira foi recentemente disponibilizada para mercados fora da Europa, como China e Rússia, nos padrões Euro V. Isso significa que os operadores desses países também poderão se beneficiar com seus novos e aprimorados recursos, como o “EasyDrive”: sistema de tração sinergética que permite operações infinitamente variáveis com implementos à velocidades de até 50 km/h e facilidade de conversão entre o modo de tração e o modo de trabalho.
O Unimog U 423, com entre-eixos longo e 170 kW (231 hp) de potência, é equipado com plataforma de trabalho elevatória e uma engrenagem de truque guia. Ele pode ser usado nos trilhos com raios de curva apertados e também em vias de bonde.
O modelo pode ser controlado remotamente da plataforma elevatória de trabalho, por exemplo, quando há a necessidade de execução de serviços de manutenção de redes aéreas ou em jornadas de inspeção. O acionamento hidrostático da tração oferece benefícios para esses tipos de tarefas, pois permite que a velocidade seja ajustada de maneira contínua e o veículo seja operado com a máxima precisão a partir da plataforma de trabalho.
Consegue rebocar até 1.000 toneladas. Isso é possível graças ao conceito do chassi, que tem tração permanente em todas as rodas, embreagem com conversor de torque e tração sobre trilhos usando as próprias rodas.
Os equipamentos especificamente ferroviários do Unimog U 423 incluem: sistema de freios de vagões ferroviários para até 52 eixos, sistema de tração ferroviário (ou seja, rodas ferroviárias montadas que podem ser elevadas ou abaixadas) e controle remoto por rádio.
Os baixos custos de operação fazem deste modelo econômico, principalmente graças ao baixo consumo de combustível, custos de manutenção atraentes e mudança rápida para o modo rodoviário ou para trabalhos em área de pátios e jornadas de ida e volta dos locais de trabalho.
Outra atração da Mercedes-Benz na “Innotrans” será o Unimog U 423 com entre-eixos longo, equipado com guindaste ferroviário e cesta de trabalho, sistema de engrenagem e freios de vagões ferroviários para uma capacidade de até 400 toneladas de tração. O equipamento do guindaste inclui também uma garra de guindaste. O transportador de equipamentos Unimog é especialmente útil devido a sua alta flexibilidade na operação nas rodovias e ferrovias, ao contrário dos veículos de manutenção ferroviários que são restritos a operar sobre trilhos.
Com a ajuda de aros de rodas e pneus especiais, o veículo pode ser conduzido em vias ferroviárias de bitola normal (1435 mm), como também em vias de bitola larga existentes em diversos países. Uma engrenagem hidráulica retrátil mantém o Unimog posicionado com segurança na via ferroviária.
Em qualquer área de trilhos no nível da rodovia com aproximadamente cinco metros de comprimento, como, por exemplo, em passagens de nível, este modelo pode ser transformado para trilhos dentro de poucos minutos, o que garante a chegada em seu próximo destino rapidamente.
A nova geração do Unimog agora também está disponível com alarme de incêndio e sistema de extintores no compartimento do motor. Isso significa que o veículo rodoferroviário está em conformidade com as normas rígidas de proteção contra