São Paulo recebe  amanhã, sábado 06 e  domingo 07 de novembro, um dos únicos seis Mestres brasileiros formados e habilitados pela Federação Sul Americana de Krav Maga, a precursora do Krav Maga na América Latina. Mestre Ednaldo Cândido, com mais de 30 anos de atuação na defesa pessoal israelense, estará na cidade para ministrar treinamentos especais voltados às defesas contra ameaças e ataques com faca e contra as possibilidades de agressões urbanas.

Neste treinamento, o mestre  vai propiciar aos participantes a vivência de situações controladas, porém próximas à realidade, para que a pratica do Krav Maga seja exercitada, tanto tecnicamente – a partir de movimentos rápidos e eficazes -, quanto mentalmente – a partir de um ambiente que simula a realidade, para que o preparo emocional também seja trabalhado.

Segundo Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), o introdutor do Krav Maga na América Latina e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, nas variadas situações de agressões que as pessoas podem vivenciar o controle das emoções e, consequentemente das reações, é o ponto fundamental para que a vida seja preservada. “É por isso que os treinamentos que proporcionamos aproxima o praticante das situações reais, preparando seu estado físico e emocional para que ele possa se defender com segurança”, afirma Grão Mestre Kobi. Ainda segundo ele, um dos objetivos desses seminários – que são realizados em todo o Brasil – é o de promover o intercâmbio entro os Mestres, Professores e Instrutores de Krav Maga. “Além de aproximar os praticantes da Federação unificando os conhecimentos, esses seminário servem para elevar a qualidade das técnicas”, completa Grão Mestre Kobi.

 

A técnica Krav Maga, desenvolvida na década de 40, em Israel, por Imi Lichtenfeld, e aplicada da mesma forma pelo Krav Maga Mestre Kobi, foi criada para qualquer pessoa, homem ou mulher, independente de sua idade ou preparo físico, pudesse se defender de um ou mais agressores, armados ou não.

Não se trata de um esporte e sim de uma técnica de defesa e por isso, não há regas ou possibilidade de competição. São técnicas simples e rápidas que visam atingir os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, etc. Dessa maneira, elimina-se a necessidade de uso da força bruta, o que iguala o forte, o fraco, o grande e o pequeno.

Além dos benefícios físicos da prática de atividade física, o Krav Maga também atua no comportamento, promovendo maior atenção, autoestima, autoconfiança, autocontrole e a total mudança da relação com o medo. Hoje, homens e mulheres, civis e militares se beneficiam da técnica.