O Centro de Referência do Queijo Artesanal – MG e o INHAC – Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias foram convidados pela Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a integrar a delegação brasileira na 21ª Edição do Congresso Gastronômico Madrid Fusión, que será realizado na Espanha de 23 a 25 de janeiro de 2023. Este é um dos principais eventos de Gastronomia no mundo, que se dedica à vanguarda culinária, a promover o conhecimento gastronômico, discutir novas tendências, fomentar o mercado em nível mundial e incentivar o debate e a reflexão sobre as artes culinárias.

 

Criado em 2003, o Madrid Fusión tem entre seus idealizadores o chef Ferran Adrià – um dos maiores expoentes da gastronomia mundial – e vem reunindo os mais renomados cozinheiros de todos os cantos do planeta para demonstrar técnicas e segredos de seus restaurantes estrelados e suas riquezas regionais. Em 2013, a Comida Mineira foi homenageada no congresso com uma comitiva de 15 chefs do estado, e agora, uma década depois, Minas Gerais volta ao palco com uma série de ações para difundir sua cultura alimentar, pratos e produtos, especialmente em momento de candidatura dos “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” a patrimônio da humanidade da UNESCO.

“Minas Gerais recebe todos com mesa farta e aconchego. A cozinha é parte fundamental de nossa cultura. É patrimônio cultural e nosso queijo, o melhor do mundo. No Madrid Fusión, o Governo de Minas e o CRQA apresentarão produtos mineiros originários. O Queijo como centro faz parte ainda de um projeto maior junto ao IPHAN, a candidatura do Minas Artesanal junto à Unesco para obtenção do título de patrimônio mundial imaterial. Compartilhar nossa cozinha, que guarda um precioso legado cultural e histórico em um congresso, considerado um dos mais importantes da gastronomia mundial, significa fortalecer um dos principais atrativos do turismo em nosso estado, que é nossa gastronomia”, define o secretário de Estado de Cultura e Turismo de MG, Leônidas Oliveira.

 

Durante o evento na Espanha, o CRQA e INHAC irão promover cooking shows com o chef mineiro Gabriel Sodré, que já trabalhou com o chef mineiro Leonardo Paixão e, atualmente, está à frente do restaurante Chispa Bistró, na capital espanhola. No Madrid Fusión, Gabriel vai preparar para os visitantes pratos típicos como frango com quiabo, vaca atolada, pão de queijo, além de degustações à base de 12 rótulos de queijos mineiros – das regiões da Canastra, Mantiqueira, Campo das Vertentes, Diamantina e Serro – selecionados especialmente para a ocasião em uma parceria com a Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal – AMIQUEIJO.

 

A expectativa é sensibilizar mais de mil chefs-congressistas internacionais, mais de 16,5 mil visitantes, além dos principais jornalistas gastronômicos de todo o planeta. “Levar Minas Gerais para o mundo é uma das funções essenciais do CRQA e INHAC, então, nada mais natural que participar e não medir esforços para difundir e fortalecer nossa riqueza cultural. É uma iniciativa que abre caminhos tanto para a gastronomia do estado, como divulgação internacional do destino Brasil, e ainda fomentar todo um mercado inclusive para os novos cozinheiros que serão formados no INHAC, a partir deste ano”, explica Sarah Rocha, diretora executiva do CRQA.

 

“A AMIQUEIJO ficou imensamente honrada com o convite de nos fazer presentes no Madrid Fusión com Queijos Artesanais de Minas Gerais. Essa presença nos fortalece muito na divulgação, reconhecimento, novas avaliações e principalmente levando ao mundo nosso queijo mineiro. Não seria possível participar do Madrid Fusión sem a parceria incondicional do Centro de Referência do Queijo Artesanal, a quem agradecemos carinhosamente”, comenta José Ricardo Ozólio, presidente da associação.