A FIEMG, com a presença de seu presidente Flávio Roscoe  e do  Superintende do SEBRAE Minas Afonso Rocha, abriu hoje a 27 ª edição do Minas Trend, principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil, que acontece de hoje dia 19 a 21 de abril , reunindo no Expominas, em Belo Horizonte,  quase 100 expositores dos segmentos de bolsas e calçados, vestuário, joias, bijuterias e acessórios, , além de  compradores, influenciadores e formadores de opinião de olho nas tendências Primavera/Verão 2023.

Afonso Rocha e Flávio Roscoe foto Tânia Müller

Segundo Flávio esta 27 edição, na verdade é um renascimento, sendo  a segunda  pós- pandemia.  ‘’  O efeito COVID-19, teve um impacto muito grande em toda a nossa sociedade, e  não poderia ser diferente com o setor de moda. Ficamos 2 anos sem  eventos, festas , atividades coletivas. Aí o segmento de moda teve que se  redesenhar, se redefinir, o que impactou também no nosso evento, que tinha uma tradição  com um fluxo grande de compradores e expositores. A FIEMG tomou a seis meses atrás, a decisão de fazer a 1 ª edição, que não tivesse nenhum impacto econômico significativo, para a Federação das Indústrias. O setor precisava  retomar. “disse

Para o executivo,  nesta 2 ª edição,  ainda está presente esta característica. “ Estamos reconstruindo o evento, e analisando outras propostas , outras possibilidades de torná-lo mais dinâmico e captar estas mudanças que aconteceram na sociedade, e  também na forma de  comercialização. O digital veio pra ficar. Hoje  várias marcas tem acesso direto ao consumidor, e os lojistas  estão com um trabalho digital muito maior. A cadeia têxtil como um todo, teve uma transformação.   Os caminhos  que sempre foram trilhados existem,  e  continuarão a ser relevantes, assim como  o Minas Trend , para fortalecer  este canal tradicional, porém é preciso começar a vislumbrar outros impactos ‘’disse

A ideia é manter  as edições como eram, porém  não mais no Expominas. O evento irá para o Minas Centro, que será inaugurado  neste mês de maio,  com  potencial  para absorver este novo formato do Minas Trend  ”Ainda temos dois contratos aqui  pagos , porém  é um espaço grande, e não mais adequado  para este novo tamanho  do evento. Por causa desta  recessão maior  tanto  orçamentária de algumas marcas , até mesmo de vontade e desejo deles se  engajarem  neste canal , começarmos  a  pensar em como levar o evento para outras partes do país. Estamos fazendo este trabalho e discutindo  e debatendo com os  presidentes dos sindicatos , essa nova percepção,  com o novo formato  Minas Trend,  que com certeza vem para melhor  e também para atender os anseios da comunidade  da moda atual. São  15 anos,  se considerarmos um ano e meio que não teve o evento ,   que  já  foi repaginado algumas vezes e agora  vai passar por esta nova repaginação ‘afirmou.

Ainda segundo Flávio a última edição foi um sucesso , as marcas tiveram um bom resultado , assim como o Polo de Moda de Belo Horizonte , que tiveram boas oportunidades  ‘’Esta edição ainda está neste formato  tradicional , com algumas alterações , porém este novo formato será do interesse de todos e continuaremos a contar com o apoio do SEBRAE , nosso parceiro  desde a primeira edição . Um setor que tem capacidade muito grande de empregar  aqui em Minas Gerais. São mais de 150 mil pessoas  empregadas  nas várias cadeias entre  vestuário, calçados, bolsas , couro, têxtil . Aqui representado no salão é um pedaço muito pequeno desta parcela , porém relevante. Quem não está expondo aqui  deve um pouco deste conceito de moda mineira , da percepção que aqui passa,  do nosso estilo, da nossa cultura, favorecendo o segmento como um todo, até mesmo para a América Latina inteira e compradores internacionais.  Nosso desafio é  estar sempre trazendo  o Minas  Trend para uma atualidade  adaptado para as novas realidades,  no momento em que a sociedade está em uma mudança constante . Com certeza, o evento  com o novo formato, será de interesse para  todos conhecerem”‘

Durante a pandemia a FIEMG fez inúmeras ações para o segmento de moda ,  aprofundando a  digitalização das marcas,  fazendo um convênio com a  americana Amazon , em que as marcas brasileiras colocam  seus produtos  no mercado do Tio Sam; foram feitos cursos na área financeira, pois na pandemia muitas marcas tiveram dificuldades  de planejamento , com  o e-commerce digital. ‘Sentimos na indústria  como um todo, um grande impacto  desta transformação, fizemos então esta ponte . Foram tempos muitos difíceis,  porém com muita criatividade  e muita capacidade de invenção.  Nesta 27 ª edição, trouxemos quase 100 marcas que estão expondo,  com certeza muito longe do número que tínhamos no passado , porém muito relevante para este momento. Sob esta expectativa , o evento é um sucesso total ,  que não poderia ser realizado sem  o apoio do  SESC, SENAI E SEBRAE e da própria FIEMG. Acredito  que o setor como um todo vai sair  mais forte, com boas alternativas.  As coleções estão muito bonitas , e o comprador que  vier aqui no Expominas, sairá   muito satisfeito! concluiu

Para   Afonso Rocha, superintende do SEBRAE Minas , o estado tem uma  tradição , uma história ligada a moda, e  de fato, o Minas Trend   é uma grande sacada para recolocar   Minas Gerais no circuito  brasileiro de moda , pois dita tendências, e  para o SEBRAE é o aspecto mais importante,  para viabilizar a  cadeira como um todo poder fechar  negócios . As nossas participações tem sido muito efetivas , trazemos micro e pequenas empresas ,  que precisam muito de ajuda .Na pandemia, na cadeia da moda, houve uma queda significativa do setor, porque não adiantava a indústria produzir. O comércio não conseguia entregar e vice-versa .  O SEBRAE  neste período  cresceu muito no atendimento deste setor , principalmente nas demandas   de finanças e marketing digital  Assim como o Minas Trend aprende , nós também apreendemos neste relacionamento das empresas. O legado  da pandemia fica . Agora  estamos trabalhando o físico e o digital paralelamente ”Temos consciência da relevância do SEBRAE para este evento”afirmou