A FIEMG, com a presença de seu presidente Flávio Roscoe e do Superintende do SEBRAE Minas Afonso Rocha, abriu hoje a 27 ª edição do Minas Trend, principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil, que acontece de hoje dia 19 a 21 de abril , reunindo no Expominas, em Belo Horizonte, quase 100 expositores dos segmentos de bolsas e calçados, vestuário, joias, bijuterias e acessórios, , além de compradores, influenciadores e formadores de opinião de olho nas tendências Primavera/Verão 2023.
Segundo Flávio esta 27 edição, na verdade é um renascimento, sendo a segunda pós- pandemia. ‘’ O efeito COVID-19, teve um impacto muito grande em toda a nossa sociedade, e não poderia ser diferente com o setor de moda. Ficamos 2 anos sem eventos, festas , atividades coletivas. Aí o segmento de moda teve que se redesenhar, se redefinir, o que impactou também no nosso evento, que tinha uma tradição com um fluxo grande de compradores e expositores. A FIEMG tomou a seis meses atrás, a decisão de fazer a 1 ª edição, que não tivesse nenhum impacto econômico significativo, para a Federação das Indústrias. O setor precisava retomar. “disse
Para o executivo, nesta 2 ª edição, ainda está presente esta característica. “ Estamos reconstruindo o evento, e analisando outras propostas , outras possibilidades de torná-lo mais dinâmico e captar estas mudanças que aconteceram na sociedade, e também na forma de comercialização. O digital veio pra ficar. Hoje várias marcas tem acesso direto ao consumidor, e os lojistas estão com um trabalho digital muito maior. A cadeia têxtil como um todo, teve uma transformação. Os caminhos que sempre foram trilhados existem, e continuarão a ser relevantes, assim como o Minas Trend , para fortalecer este canal tradicional, porém é preciso começar a vislumbrar outros impactos ‘’disse
A ideia é manter as edições como eram, porém não mais no Expominas. O evento irá para o Minas Centro, que será inaugurado neste mês de maio, com potencial para absorver este novo formato do Minas Trend ”Ainda temos dois contratos aqui pagos , porém é um espaço grande, e não mais adequado para este novo tamanho do evento. Por causa desta recessão maior tanto orçamentária de algumas marcas , até mesmo de vontade e desejo deles se engajarem neste canal , começarmos a pensar em como levar o evento para outras partes do país. Estamos fazendo este trabalho e discutindo e debatendo com os presidentes dos sindicatos , essa nova percepção, com o novo formato Minas Trend, que com certeza vem para melhor e também para atender os anseios da comunidade da moda atual. São 15 anos, se considerarmos um ano e meio que não teve o evento , que já foi repaginado algumas vezes e agora vai passar por esta nova repaginação ‘afirmou.
Ainda segundo Flávio a última edição foi um sucesso , as marcas tiveram um bom resultado , assim como o Polo de Moda de Belo Horizonte , que tiveram boas oportunidades ‘’Esta edição ainda está neste formato tradicional , com algumas alterações , porém este novo formato será do interesse de todos e continuaremos a contar com o apoio do SEBRAE , nosso parceiro desde a primeira edição . Um setor que tem capacidade muito grande de empregar aqui em Minas Gerais. São mais de 150 mil pessoas empregadas nas várias cadeias entre vestuário, calçados, bolsas , couro, têxtil . Aqui representado no salão é um pedaço muito pequeno desta parcela , porém relevante. Quem não está expondo aqui deve um pouco deste conceito de moda mineira , da percepção que aqui passa, do nosso estilo, da nossa cultura, favorecendo o segmento como um todo, até mesmo para a América Latina inteira e compradores internacionais. Nosso desafio é estar sempre trazendo o Minas Trend para uma atualidade adaptado para as novas realidades, no momento em que a sociedade está em uma mudança constante . Com certeza, o evento com o novo formato, será de interesse para todos conhecerem”‘
Durante a pandemia a FIEMG fez inúmeras ações para o segmento de moda , aprofundando a digitalização das marcas, fazendo um convênio com a americana Amazon , em que as marcas brasileiras colocam seus produtos no mercado do Tio Sam; foram feitos cursos na área financeira, pois na pandemia muitas marcas tiveram dificuldades de planejamento , com o e-commerce digital. ‘Sentimos na indústria como um todo, um grande impacto desta transformação, fizemos então esta ponte . Foram tempos muitos difíceis, porém com muita criatividade e muita capacidade de invenção. Nesta 27 ª edição, trouxemos quase 100 marcas que estão expondo, com certeza muito longe do número que tínhamos no passado , porém muito relevante para este momento. Sob esta expectativa , o evento é um sucesso total , que não poderia ser realizado sem o apoio do SESC, SENAI E SEBRAE e da própria FIEMG. Acredito que o setor como um todo vai sair mais forte, com boas alternativas. As coleções estão muito bonitas , e o comprador que vier aqui no Expominas, sairá muito satisfeito! concluiu
Para Afonso Rocha, superintende do SEBRAE Minas , o estado tem uma tradição , uma história ligada a moda, e de fato, o Minas Trend é uma grande sacada para recolocar Minas Gerais no circuito brasileiro de moda , pois dita tendências, e para o SEBRAE é o aspecto mais importante, para viabilizar a cadeira como um todo poder fechar negócios . As nossas participações tem sido muito efetivas , trazemos micro e pequenas empresas , que precisam muito de ajuda .Na pandemia, na cadeia da moda, houve uma queda significativa do setor, porque não adiantava a indústria produzir. O comércio não conseguia entregar e vice-versa . O SEBRAE neste período cresceu muito no atendimento deste setor , principalmente nas demandas de finanças e marketing digital Assim como o Minas Trend aprende , nós também apreendemos neste relacionamento das empresas. O legado da pandemia fica . Agora estamos trabalhando o físico e o digital paralelamente ”Temos consciência da relevância do SEBRAE para este evento”afirmou