O já tradicional e aguardado desfile de abertura da Semana de Moda Mineira, uma das principais plataformas brasileiras de negócios do setor, pela primeira vez,será totalmente composto por looks de novos criadores do estado: Anne Est Folle, Box 19, Camila Akemi, Candê, Diwo, Fe-Lis, Heleve, Jardin, Jessica Andrade, LED, Libertees, Lucas Magalhães, Meniax, Miêtta, Moda Moon, Nouveau Jour, Not Equal, Nuu Shoes,Tatiana Marques, Virgilio Couture, Virgínia Barros, em projeto assinado pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais que visa qualificar e divulgar o trabalho dos designers que serão destaque da moda mineira na próxima década.
Além de refletir no desfile de abertura o espírito do tema dessa edição – “Agora e para sempre” -, que irá abordar a diversidade e inclusão para falar da moda para os próximos anos, o grupo de designers também irá participar do salão de negócios do evento com um estande especialmente desenvolvido para evidenciar as características diferenciadas de suas criações.
“Não tenho dúvidas que este grupo de criadores será o destaque desta edição”, afirma Ronaldo Fraga, diretor criativo do Minas Trend. “E uma forma de falar para o mercado que, em um momento difícil para o país, estamos pensando à frente e apoiando marcas que serão destaque na moda brasileira nas próximas décadas. São marcas jovens, originais e não influenciadas por tendências internacionais que irão oxigenar o salão de negócios do evento”. Para Fraga, a participação do grupo também beneficia a visibilidade dos produtores consolidados que integram a área comercial da semana de moda mineira. “Todos ganham, quando lançamos luz sobre o novo, lançamos também sobre quem já tem história e uma trajetória estabelecida”, conclui.
Formado através de quesitos que privilegiaram criadores que se destacam pelo design autoral e identidade criativa de suas respectivas marcas, o grupo receberá consultoria comercial e estratégica, que inclui orientações sobre vendas e exportações, entre outras, por parte da FIEMG e parceiros como SENAI-MG e SEBRAE-MG, de forma a qualificá-lo para participar do Salão de Negócios em condições comerciais igualitárias aos demais participantes. O projeto, que prevê oferecer suporte às novas marcas por um determinado período, no qual estima-se seu fortalecimento comercial e econômico para sua auto sustentabilidade, será iniciado, exclusivamente, com marcas mineiras prevendo agregar gradativamente criadores e designer inovadores de outras regiões brasileiras.