De 24 a 27 de outubro, Belo Horizonte resgata sua vocação de unir moda e negócios, durante a 30ª edição do Minas Trend, evento promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. A temporada outono-inverno 2024 desponta com uma vasta programação voltada para compradores e público em geral no Minascentro e em outros locais da capital: Automóvel Clube, Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), Palácio das Artes, P7 Criativo e em equipamentos do Circuito Liberdade: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), Escola de Design (UEMG) e Memorial Minas Gerais Vale.

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e a integração entre profissionais, o leque de atividades engloba quatro desfiles – Passarela da Liberdade, Outono-inverno 2024 da M.Rodarte, 4 Fashion Show e Minas Trend Kids – Baby e Teens, palestras, talks, workshops, lives, além de uma exposição do SENAI, que revisita as temáticas marcantes de edições anteriores. Todas as iniciativas foram pensadas para estimular o crescimento e a organização do setor.

A programação gratuita de palestras, workshops e talks do Minas Trend possibilita ao participante visitar e conhecer locais representativos e históricos da cidade. “É interessante ressaltar que as inscrições nos eventos também propiciam ao público a oportunidade de se sentir parte do evento, uma vez que a entrada no salão de negócios é permitida somente para lojistas com CNPJ”, acrescenta Francielly Martins, gestora do evento.

A Semana de Moda de Minas Gerais acontece de 22 a 27 de outubro e a abertura está marcada para domingo, dia 22, às 20 horas, no foyer do Palácio das Artes, com o desfile de “Moda e arte no Palácio” para convidados. O projeto é da Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem), a partir da Lei Estadual de Incentivo da Cultura, via edital Cemig e apoio da FIEMG e SECULT – Secretaria da Cultura do Estado de Minas Gerais, e apresenta o trabalho de 50 estilistas, sendo 40 veteranos e 10 novatos.  “Essa é a terceira vez que a Secretaria Municipal de Cultura (Secult-MG) estabelece parceria com o Minas Trend, promovendo esse importante encontro entre moda e cultura e integrando uma programação diversificada do Circuito Liberdade durante o evento”, afirma a diretora-executiva do Circuito Liberdade, Natalie Oliffson.

Na segunda-feira, dia 23, às 20h, acontece o desfile da M.Rodarte, que este ano celebra 40 anos.  O desfile para convidados no Automóvel Clube, apresenta a coleção do outono-inverno 2024 da marca.  

 

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG foto Tânia Müller

Na terça-feira, dia 24, às 10 horas, o salão de negócios da 30ª edição é aberto oficialmente, no Minascentro, com o tema “As novas conexões de moda”.  Às 11 horas, o presidente da FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais), Flávio Roscoe, dará coletiva de imprensa. Na sequência, palestras, talks e lives entram na agenda do dia, que se encerra, às 20 horas, com o desfile 4 Fashion Show, no Grande Teatro do Minascentro, promovido pelo Sindijoias-MG e Sindivest-MG.

“Acreditamos que todos os conteúdos são importantes, uma vez que trazem novidades para o setor. As palestras, principalmente, vão abordar temas que dialogam diretamente com o lojista, falam do seu dia a dia e de como diversos detalhes que passam despercebidos podem impactar nas vendas para o consumidor final. Selecionamos assuntos que são de interesse das pessoas que integram a cadeia produtiva de moda. Na programação, há abordagens de pautas que vão desde como melhorar uma vitrine para vender mais a ilustração de moda para estilistas e conteúdos sobre a tecnologia na indústria da moda”, pontua Francielly.

A moda infantojuvenil (de zero a 16 anos) pede passagem, no dia 25, quarta-feira, às 18 horas, no Minascentro, estreando a inclusão do segmento no evento a partir do desfile Minas Trend Kids – Baby e Teens, que reúne 40 marcas. A ação é uma iniciativa da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, com o apoio do Sindivest-MG, patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top Agency.

A programação do dia 26, quinta-feira, será aberta, às 11 horas, no P7 Criativo, com um talk sobre “Macrotendências e as novas temáticas do mercado”. A iniciativa contará com a participação da palestrante Mariana Santiloni, gerente da Client Services WGSN e mediação da analista de Tecnologia do SENAI, a designer de moda Hellen Formaginni.

A iniciativa tem como objetivo discutir as tendências globais, como cultura jovem, tecnologia TikTok e novos hábitos de consumo. Mudanças estratégicas que varejistas devem acompanhar, no próximo ano, para entenderem a nova estrutura de marketing que vai guiar as marcas no futuro. A plataforma WGSN é referência em previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos, além de ferramenta de trabalho dos profissionais do SENAI Modatec.

De acordo com a gestora do P7 Criativo e gerente de economia criativa da FIEMG, Márcia Azevedo, a parceria entre Minas Trend e P7 já acontece há algumas edições e proporciona mais um espaço para conteúdos, debates e conexões. “Ao se unir ao Minas Trend, o P7 amplia sua visibilidade, alcançando um público mais diversificado. Esperamos que essa colaboração continue fomentando o desenvolvimento econômico da indústria da moda e gerando oportunidades para designers, marcas e empreendedores.”

No último dia da Semana de Moda, 27, sexta-feira, das 14 às 17 horas, a designer de moda Hellen Formaginni ministra a palestra seguida de workshop “Descobrir, criar e identificar: o universo dos tecidos”. Vai orientar os participantes sobre aspectos que devem ser levados em conta na hora da compra de tecidos planos, sustentáveis e malhas. Na ocasião, vai levar amostras para apresentar ao público. “Compreender as características dos tecidos e as recentes inovações tecnológicas do mercado, principalmente as relacionadas a tecidos sustentáveis, são pontos essenciais no desenvolvimento das coleções”, destaca.