Quando o assunto é culinária, o Uruguai é um país bastante tradicional. Com uma gastronomia baseada em carnes e laticínios, sua produção pecuária é reconhecida no mundo todo por qualidade. Mas para experimentar e sentir o sabor de uma carne uruguaia, ou melhor, uma costela uruguaia não é necessário ir até o país vizinho para viver esta experiência. Belo Horizonte conta hoje com duas unidades do restaurante Monjardim. “Antes de oferecer a costela uruguaia, visitei cerca de 40 restaurantes entre o sul do Brasil e o Uruguai”, diz Leonardo Marques sócio proprietário do grupo Monjardim.
Único no Brasil especializado em costela uruguaia, O Monjardim Costelaria é referência no preparo desse corte. Da raça Hereford, a costela destaque da casa, apresenta um incrível marmoreio devido ao cruzamento com outras raças britânicas e aos climas frios. “O resultado é uma carne suculenta, extremamente macia e de sabor incomparável”, diz Leonardo Marques. No cardápio do Monjardim Costelaria você encontra, entre outros, o Assado Prime 481 que é a parte mais nobre do novilho, rica em sabor que agrada aos mais exigentes apreciadores do Assado de tira. Já o Bife Chorizo 481 é um corte transversal do lombo bovino com leve capa de gordura. O Collita de Quadril 481 é um corte especial da maminha uruguaia.
Desenvolvida para os mais exigentes consumidores da comunidade europeia, o “La cuota 481” é uma certificação de procedência uruguaia para a produção de carne “grain red” de altíssima qualidade. Marques afirma que “Cortada na faca, a nossa costela derrete sem desfiar”, encerra.