A grife de luxo Montblanc apresentou suas próximas coleções durante a Semana de Moda de Milão com uma prévia exclusiva do café da manhã no Salone dei Tessuti. O evento, que contou com de VIPs e famosos como Lucky Blue Smith, Alex Pettyfer, Henry Golding, Bianca Brandolini e Alice Pagani, explorando o conceito de “A Jornada“, concentrando-se no seu papel simbólico na autoexpressão através da arte da escrita.
Transmitindo este tema, no centro do showroom estava “A Árvore da Escrita”, uma instalação de arte cativante criada em colaboração com o estúdio de arte Edinas Paper, parceiro de longa data da Montblanc. Feita inteiramente em papel, a árvore apresenta páginas de livros como folhas, com cada página contendo uma citação inspiradora selecionada pelo Diretor Artístico da Montblanc, Marco Tomasetta. Com seus ramos florescentes voltados para o showroom, “A Árvore da Escrita” simboliza como a escrita atravessa o tempo e o espaço para conectar pessoas, preservar memórias e inspirar geração após geração, assim como se estende pelas raízes da Montblanc para inspirar suas coleções hoje.

foto Giuseppe Macor
O showroom também contou com uma escultura de bronze personalizada co-criada por Tomasetta e pelo aclamado escultor italiano Andrea Roggi , mais conhecido por suas obras “Árvore da Vida”, que reimaginou as folhas de oliveira da escultura de bronze como delicadas páginas de livro, celebrando o poder do conhecimento e da palavra escrita.
“Desde o início, a Montblanc cria peças para acompanhar as pessoas em suas jornadas – seja cruzando fronteiras e culturas ou explorando a vida colocando a caneta no papel. Prestar homenagem a este conceito na Semana de Moda de Milão, um destino global onde converge a criatividade sem limites e para onde viajam pessoas de todo o mundo, parecia adequado. O showroom oferece uma oportunidade de refletir sobre o que ‘a jornada’ significa para nós e destacar sua relação com a escrita – um ato que tem o poder de capturar uma jornada pessoal e ser uma jornada transformadora em si mesmo”, afirma Marco Tomasetta, diretor Artístico da Montblanc .
Durante a prévia do café da manhã, os convidados puderam sentar-se na escrivaninha Montblanc Desk, projetada por Marco Tomasetta, para fazer uma pausa e colocar a caneta no papel. A peça marca o primeiro empreendimento da Montblanc no design de mobiliário, combinando forma e função em linha com a herança escrita da Maison.
O showroom também explorou as viagens como uma das influências fundadoras da Montblanc. O corredor de entrada evocou a era de ouro das viagens de trem, inspirado nas primeiras campanhas publicitárias da Montblanc da década de 1920 e das canetas de segurança da Montblanc – instrumentos de escrita projetados para serem confiáveis à prova de vazamentos em viagens longas e que formaram uma parte fundamental da história da Montblanc.