Em um ambiente que na maioria das vezes tem predominância de homens em cargos de liderança, a Ford mostra que lá, as mulheres têm vez, sim! A empresa apoia e incentiva que elas tenham maior participação em cargos de coordenação, gerência e diretoria e cada vez mais o número delas nestes espaços aumentam na montadora.

 

A empresa possui um grupo global chamado PWN (Professional Women’s Network), que é um fórum independente formado por mulheres de diversas áreas, que tem como objetivo discutir temas ligados à rotina das mulheres dentro da companhia e também como uma ferramenta para promover mudanças culturais e o crescimento pessoal e profissional das funcionárias.

 

O PWN no Brasil conta hoje com a participação de 40 mulheres e 2 homens no comitê e eles se reúnem pelo menos uma vez por mês para discutir novas ações e contam com a participação do PWN da Ford na América do Sul como a Argentina e Venezuela.

 

Andrea Colpas é supervisora de marketing da Ford e faz parte da equipe de PWN coordenando a parte de comunicação do grupo. Ela conta que a Ford contribui constantemente para o desenvolvimento de lideranças femininas e que estimula a diversidade dentro da companhia com treinamentos constantes e iniciativas como mentoria para os funcionários, onde eles podem tirar dúvidas e receberem incentivo por meio de conselhos e experiências para buscar crescimento profissional.

 

Além disso, Andrea afirma que nunca sentiu nenhum tipo de diferença por ser uma mulher em um cargo de líder. “A Ford leva em consideração o conhecimento e a competência. Nunca houve nenhuma ocasião, sequer uma reunião em que me senti diferenciada por ser mulher.”

 

E o trabalho não para por aí. O PWN está buscando novas parcerias para que sejam abordadas questões de liderança feminina em áreas que elas normalmente são minoria, como a de tecnologia, por exemplo. O grupo está em processo de negociação com algumas empresas importantes no mercado de tecnologia, com o objetivo de trazer mulheres para contar suas experiências e como conquistaram seu espaço.

 

 

Em um ambiente que na maioria das vezes tem predominância de homens em cargos de liderança, a Ford mostra que lá, as mulheres têm vez, sim! A empresa apoia e incentiva que elas tenham maior participação em cargos de coordenação, gerência e diretoria e cada vez mais o número delas nestes espaços aumentam na companhia.

 

Com este objetivo, formou-se um grupo independente e global chamado PWN (Professional Women’s Network), que é um fórum formado por mulheres de diversas áreas e níveis hierárquicos, que tem como objetivo discutir temas ligados à rotina das mulheres dentro da companhia e também como uma ferramenta para promover mudanças culturais e o crescimento pessoal e profissional das funcionárias.

 

“O PWN é composto por profissionais de idades  e cargos diferentes, o que possibilita ao grupo, além de uma visão abrangente das necessidades das diversas áreas da companhia, mais força e voz para discutir os próximos passos e novas oportunidades de desenvolvimento profissional, inclusive com a liderança” , afirma Maria Fernanda Campos, Diretora de Assuntos Tributários da Ford América do Sul.

 

O PWN no Brasil conta hoje com a participação de 40 mulheres e 2 homens no comitê e eles se reúnem pelo menos uma vez por mês para discutir novas ações e contam com a participação do PWN de outros países da Ford na América do Sul como Argentina e Venezuela.

 

Andrea Colpas é supervisora de marketing da Ford e faz parte da equipe de PWN coordenando a parte de comunicação do grupo. Ela conta que a Ford estimula a diversidade dentro da companhia com treinamentos constantes e iniciativas como mentoria para os funcionários, onde eles podem tirar dúvidas e receber incentivo por meio de conselhos e experiências para buscar crescimento profissional.

Além disso, Andrea afirma que nunca sentiu nenhum tipo de diferença por ser uma mulher em um cargo de líder. “A Ford leva em consideração o conhecimento e a competência. Nunca houve nenhuma ocasião, sequer uma reunião em que me senti diferenciada por ser mulher.”

 

E o trabalho não para por aí. O PWN está buscando novas parcerias para que sejam abordadas questões de liderança feminina em áreas que elas normalmente são minoria, como a de tecnologia, por exemplo. O grupo está em processo de negociação com algumas empresas importantes no mercado de tecnologia, com o objetivo de trazer mulheres para contar suas experiências e como conquistaram seu espaço.