Marilla Mesquita, gerente de Marketing e Responsabilidade SócioAmbiental Corporativa da Mustela Brasil, primeira marca dermo-bebê do país, recebeu com um almoço “un petit comite”, para falar da novidade que a marca francesa está trazendo para o Brasil. Trata-se do Bálsamo Multifuncional Orgânico Certificado para toda a família que utiliza três extratos do abacate orgânico, 100% da fruta. Nutre, restaura e suaviza a pele, com segurança para uso desde o nascimento e em todas as idades.
Casca, polpa e caroço são utilizados no novo produto por duas razões. Primeiro, porque o abacate contém em suas diferentes frações extratos complementares que trazem benefícios para todos os tipos de pele, por mais delicadas que sejam. Segundo, porque o uso integral do fruto permite o desperdício zero desse ingrediente – e isso é uma grande conquista para a marca de dermocosméticos, que busca fórmulas que minimizem o impacto no meio ambiente, 100% da fruta é utilizada no processo de produção sustentável por meio de uma técnica patenteada pela Mustela que consiste em gentilmente fatiar, desidratar e prensar para obter três extratos vegetais de alta eficácia do abacate: óleo virgem, açúcares e polifenóis antioxidantes. Os ativos se complementam para promover nutrição, restauração e proteção para as áreas ressecadas do rosto e do corpo, como pescoço, lábios, cotovelos, mãos, cutículas, joelhos e pés.
Com textura suave e cremosa, de fácil aplicação e rápida absorção, o bálsamo hidrata sem deixar a pele pegajosa. Além de não conter nenhum ingrediente de origem animal, para garantir segurança até aos recém-nascidos, a fórmula não contém parabenos, óleos essenciais, álcool ou silicones. A cor e o aroma são inteiramente naturais do abacate.
O produto é multifuncional justamente por poder ser utilizado em diversas ocasiões ao longo do dia, por exemplo: ao acordar, após exposição ao sol ou ao frio, depois de nadar, depois de fazer as unhas, antes de dormir e como um hidratante habitual que pode ser reaplicado sempre que necessário. Mais do que um produto de upcycling e exemplo de Economia Circular, o Bálsamo Multifuncional vem em uma embalagem inovadora em um formato conveniente e prático para levar para todos os lugares: um tubo de alumínio de 75ml que permite melhor aproveitamento do produto – cerca de 10% a mais do que tubos plásticos – e menos resíduos no meio ambiente, pois alumínio é infinitamente reciclável.
Para Marilla Mesquita, os consumidores estão buscando cada vez mais produtos simples e com propósito, eco concebidos, minimalistas e multifuncionais. “Existe uma tendência de se consumir menos e melhor. Pensando nisso, desenvolvemos o Bálsamo Multifuncional, um produto único para toda a família, que respeita o planeta, as pessoas e todos os tipos de pele”. Marilla explica ainda sobre a origem e a escolha dos abacates utilizados na fórmula. “São cultivados no Peru, respeitando a conservação da biodiversidade e os conhecimentos tradicionais da região. Mais do que isso, compartilhamos os benefícios de forma justa e reaproveitamos a totalidade dos frutos que foram excluídos para consumo humano”, continua ela.
No final da década de 1960, a Mustela decidiu concentrar seus esforços de pesquisa no abacate e seus benefícios para a pele. Tudo começa com um simples fato: a concentração de lipídios, cerca de cinco vezes mais do que a quantidade média em comparação a todas as frutas. Esse óleo ajuda não só a criar uma barreira cutânea saudável, como acalma e nutre profundamente. Na sua luta contra o desperdício, a empresa utiliza abacates que normalmente iriam para o lixo para criar ingredientes ativos. É o caso da Perseose®, encontrada nos produtos da linha Mustela® Bebê e Criança, que é feito com o óleo e pó transformados do abacate inteiro.
O Laboratório Expanscience, responsável pela marca Mustela, se especializou na extração de ingredientes ativos de origem vegetal para garantir a segurança de seus produtos com um regulamento de formulação rigoroso em linha com sua política de Responsabilidade Sócio Empresarial e sob o controle da UEBT (União pelo BioComércio Ético). O objetivo é controlar melhor a rastreabilidade dos ingredientes ativos de origem vegetal: da agricultura e colheita ao processamento e integração em seus produtos. A empresa trabalha em parceria com agricultores, autoridades locais e agrônomos, dando preferência à agricultura orgânica em vez da tradicional.
No Peru, onde os abacates são cultivados, as equipes locais estão em constante contato com os produtores da região. Realizam visitas e auditorias frequentes para alinhar as melhores práticas de agricultura ecológica e conhecimentos tradicionais, como os sistemas ancestrais de irrigação que permitem gestão sustentável da água. Além disso, os pomares de abacate contribuem para reflorestamento e limitam a erosão do solo, apoiando assim a preservação da biodiversidade local.
Pioneira do setor, a Expanscience faz parte da aliança B Corp Beauty Coalition – aliança internacional de empresas B que visa implementar mudanças profundas para melhorar a pegada social e ambiental da indústria de cosméticos – especialmente na oferta e sustentabilidade dos ingredientes, na logística mais verde e nas embalagens eco responsáveis.