A comunidade de Campo Limpo, localizada em Santo Antônio do Tauá (PA), se prepara para um marco histórico em sua trajetória, refletindo o compromisso da Natura com a valorização dos pequenos produtores da Amazônia e o fortalecimento da produção regional. No início do mês de fevereiro, ocorreu a inauguração de uma agroindústria de óleo essencial na região, resultado da sólida parceria entre a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (APROCAMP) e a multinacional brasileira de cosméticos. A agroindústria é fruto de um investimento conjunto entre a Natura e a comunidade, e foi viabilizada com aportes da companhia destinados principalmente à aquisição de equipamentos para extração e processamento dos óleos.
Desde 2003, a associação fornece matéria-prima vegetal para a Natura, incluindo plantas como pataqueira, estoraque, priprioca e capitiu, sendo responsável por cerca de 70% da matéria-prima de perfumaria proveniente da Amazônia para o portifólio da marca. Contudo, até então, a extração dos óleos essenciais, etapa de maior valor agregado, era realizada por terceiros. Com a inauguração da agroindústria em Santo Antônio do Tauá, a comunidade assume essa fase crucial da produção, com maior autonomia e um significativo aumento no valor agregado do produto comercializado, que deve gerar um aumento de cerca de 60% da renda bruta obtida com a venda de óleos. A expectativa é de processar cerca de 150 toneladas de matéria-prima vegetal das diferentes plantas já cultivadas pela associação.
“A implementação de agroindústrias é uma estratégia para agregar mais valor e qualidade aos produtos fornecidos pelas comunidades e assim, como consequência, gerar mais renda a cada uma das famílias, impulsionando a produção local e fortalecendo as relações de parceria”, destaca a vice-presidente de Operações e Logística de Natura &Co América Latina, Josie Romero. “A inauguração desta agroindústria representa não apenas um avanço na nossa cadeia produtiva, mas também um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades fornecedoras. A parceria de 21 anos com a APROCAMP é um exemplo de como a marca busca fortalecer as relações, promovendo a verticalização da produção e contribuindo para a sustentabilidade da Amazônia”, complementa.
A agroindústria não apenas incrementa a capacidade produtiva da comunidade, mas também contribui para a geração de empregos. Com a inauguração, o número de trabalhadores atuando no fornecimento à Natura sobe de 75 para 100 pessoas, incluindo jovens capacitados para operar os equipamentos da utilizados, como destiladores e caldeiras. Além disso, com a produção de óleos essenciais, outros produtos poderão ser desenvolvidos por elas, como velas e essências aromáticas. Esse movimento é fundamental em um cenário em que o êxodo de jovens no meio rural se torna cada vez mais comum, e a profissionalização é uma ferramenta essencial para manter a continuidade da agricultura familiar.
A companhia incentiva, além da extração de óleos essenciais, a produção de mercadorias de maior valor agregado, como óleos fixos, velas aromáticas e outros itens, de maneira a diversificar os ganhos das comunidades.