A Mercearia do Conde, do Jardim Paulistano, criou um menu especial de nhoque da fortuna, chamado de “Conde Dá Sorte”. Todo dia 29 de cada mês, a chef Flávia Marioto oferece duas receitas exclusivas de nhoque .
O próximo será na segunda-feira (29/08), no jantar. As opções são o Nhoque de Aipim com Ragu de Linguiça Calabresa com Brócolis e Molho de Tomate da Casa e o Nhoque de Mandioquinha ao Pesto, acompanhado de tomatinhos sweet grape. Cada opção custa R$ 39.
Conta a história que, em um dia 29 de dezembro do séc. IV, São Pantaleão vagava por um vilarejo da Itália. Faminto e vestido como um andarilho, o santo teria batido na porta de uma das casas do local em busca de comida. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou embaixo dos pratos moedas de ouro. A história rodou o mundo e se tornou uma verdadeira tradição de todo dia 29 do mês.
O nhoque é uma das pastas frescas mais antigas de que se tem notícia. O nhoque ou inhoque (do italiano gnocchi), consiste em várias bolinhas de massa, espessas e macias que compõem um prato tradicional da culinária italiana. “Nosso nhoque de mandioquinha servido em cestinha de parmesão já é um clássico da casa. Embora seja uma receita de ingredientes simples, o nhoque tem seus segredinhos na hora do preparo. Não pode ter muita farinha na massa, para ficar leve, e a batata tem de ser mais amadurecida, porque tem menos água. A ideia é lançar um menu especial todo dia 29, mantendo a tradição e o simbolismo da data”, explicou a restauratrice Maddalena Stasi, sócia da Mercearia do Conde.