A ABVTEX -Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de ganhar o engajamento de novas varejistas que se envolvem com o movimento da responsabilidade social.
O Grupo Soma (presente em todo Brasil através de suas marcas em lojas próprias, multimarcas e e-commerce) e suas grifes A. Brand , Animale e Farm; o Dafinti Group (maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da América Latina) composto por Dafiti, Kanui e Tricae, e a Loungerie (marca presente no mercado de moda íntima com um novo conceito de lingerie) são as novas varejistas associadas à associação e signatárias do Programa ABVTEX considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno.
Acreditamos que as marcas estão se envolvendo com a causa e aderindo ao movimento de responsabilidade social no setor. As 70 marcas que representamos estão alinhadas ao propósito da ABVTEX de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva, justa, responsével, inovadora, competitiva e transparente”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da entidade.
O Programa vem desde 2010 combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva, em que já realizou mais de 28 mil auditorias em confecções e seus subcontratados para verificação das boas práticas na confecção de artigos de vestuário e calçados. As cerca de 4 mil empresas aprovadas no Programa ABVTEX são originárias de 643 municípios, em 18 Estados, e representam mais de 333 mil trabalhadores diretos na produção.