O setor de franquias cresceu 8,4% no segundo trimestre desse ano, em comparação ao mesmo período de 2017, de acordo com dados divulgados pela ABF. Segundo a associação, o resultado expressivo no trimestre, ainda diante de um cenário de incertezas na economia e na política, se deve à manutenção das vendas, mas, especialmente, a uma retomada do ritmo de expansão e ao empenho das redes em diversificar formatos e produtos.

Acompanhando essa tendência de mercado e para ganhar eficiência em seu projeto de expansão por franquias, o Grupo Paquetá desenvolveu um novo modelo de lojas para a marca Dumond, que representa, em média, uma redução de 30% se comparado ao valor de investimento nos modelos anteriores. O novo modelo de franquias Dumond, foi aberto no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, com a presença de executivos do Paquetá The Shoe Company, detendora das marcas Paquetá Esportes, Capodarte, Dumond, Gaston ,Esposende, Ateliermix e Ortopé

 

 

Carina Leist sócia proprietária do Paquetá The Shoe Company by Tânia Müller

O novo modelo buscou na arquitetura criada pela FAL Design (Design Estratégico para Varejo), soluções para viabilizar o negócio sem, contudo, perder os atributos como contemporaneidade, sofisticação, qualidade e experiência de compra, que fazem o sucesso das marcas. “Nossos arquitetos buscaram soluções, principalmente em materiais, para chegar a um resultado que não alterasse o padrão e o DNA da Dumond. O projeto é um pouco  um resgate de como a marca nasceu. Com alguns traços mais puros , trazendo o dourado, que realmente retrata a mulher de hoje,. Muito mais sensual, mais moderna ”, comenta Tiago Gomes, gerente corporativo de expansão do Grupo.  A ideia é  replicar este modelo para as franquias do Brasil todo. Hoje são 21 lojas, entre franquias e próprias, e presença em mais de 600 pontos de venda multimarcas em pontos estratégicos do país.  Internacionalmente, a marca está presente na Costa Rica, Angola, Bolívia e Qatar. E  implantar  o modelo nas novas lojas que estão surgindo. 

Com investimentos a partir R$ 300.000,00 para lojas entre 40m2 a 60m2, não incluídos valores relacionados a pontos comerciais, a projeção de retorno do investimento nas franquias da marca está entre 20 a 30 meses, com lucratividade de 10% a 15%.

O Grupo permite oferecer aos franqueados, ferramentas de suporte como o geomarketing, para identificar a melhor localização da loja a ser instalada, através de um estudo detalhado seguindo alguns aspectos como densidade, população, clientes, concorrência, visibilidade e acessibilidade.

Além disso, o franqueado recebe todo o apoio e a assessoria do Grupo, do projeto da loja até o pós-venda, para atender as consumidoras mais exigentes em busca de uma experiência única de compra. Entre eles estão, Avaliação, identificação e negociação do ponto comercial para a implantação da loja, Execução do projeto arquitetônico, Programas de treinamento constantes, Manuais de treinamento, Acompanhamento na montagem da loja e orientação na gestão do negócio voltado para atingimento de metas sustentáveis.

Cesar Roxo, diretor estatutário, Amanda Thomaz, gerente Comercial de franquias e Tiago Gomes, gerente corporativo de expansão,   do  Paquetá The Shoe Company- foto Tânia Müller