A Panerai marca integrante do conglomerado de marcas de luxo Richemont, anunciou uma ampla ação contra terceiros que fabricam e distribuem os seus produtos falsificados nos mercados ao redor do mundo.
A decisão do tribunal em favor da relojoaria florentina é ilustrativa do esforço consistente da maison para proteger a propriedade intelectual de seus relógios, conferindo assim mais suporte ao valor agregado da marca, e foi proferida pelo Tribunal Popular do Distrito de Guangdong Shenzhen Luohu, em outubro de 2019 e confirmada em 13 de abril de 2020, cujo processo teve início em 2016 quando Panerai entrou com uma ação legal contra essa fabricante de relógios falsificados.
Além disso, o veredito estabelece precedentes que permitem à fábrica aprofundar o compromisso de agir contra infratores globalmente. Assim, a Panerai pôde processar a empresa Awsky e seu proprietário, alegando que estavam fabricando e distribuindo cópias não autorizadas dos relógios icônicos da marca.
Inicialmente a empresa Awsky concordou em interromper a infração e aparentemente o assunto havia sido resolvido. No entanto, mais tarde, voltou a não cumprir o acordo, o que forçou a Panerai a tomar as providências cabíveis. O tribunal ordenou que os réus cessassem as vendas imediatamente, além de serem obrigados a compensar a marca italiana por violação de marca comercial.
Para o CEO Jean-Marc Pontroué.“Como muitas marcas de sucesso, a Panerai também se depara com empresas e indivíduos inescrupulosos que exploram ilegal e injustamente nossa forte reputação ao tentarem copiar nossos relógios. Nossos produtos são nossos heróis e a defesa de nossos fiéis clientes somado ao valor da marca e seus ativos de design são de suma importância para nós. temos em todo o mundo uma estratégia ativa e duradoura para seus ativos de Propriedade Intelectual (PI) e tem os recursos e a experiência para fazer valer seus direitos contra infratores. Iremos fazê-lo com frequência e consistência, monitorando infratores on-line e off-line, os rastreando para tomarmos providências decisivas contra eles”, declarou
O caso da Awsky era um alvo significativo: eles venderam 48 diferentes modelos parecidos da Panerai em pelo menos 16 lojas online e visivelmente fizeram investimentos significativos para promover produtos. “Neste caso usamos marcas registradas em 3D para proteger o design de nossos produtos e assim conseguimos obter a decisão judicial favorável contra a Awsky e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Usaremos esse precedente para intensificar ainda mais nossos esforços e intolerância contra infratores”, afirmou Pontroué.