Para esta  Páscoa, que é celebrada hoje, dia 17 de abril, o setor e a indústria aproximadamente começam a se movimentar 18 meses antes .Período  que é necessário para planejamento e produção com o objetivo de atender a demanda e preferências do consumidor, que muda no decorrer dos anos. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), neste ano, os associados levaram às gôndolas 399 itens para a data, sendo 150 lançamentos, entre eles novas parcerias, formatos, sabores e combinações de produtos. A indústria apresenta um portfólio amplo para atender os diversos paladares, incluindo possibilidades de porções e linhas para aqueles que possuem restrições alimentares ou até chocolates com diferentes intensidades, ao leite, amargo, meio amargo, branco e, claro, apostas em embalagens para presentes.

Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab, foto Tânia Müller

 

Para  Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab, foi possível observar uma recuperação do setor a partir de sua capacidade de adaptação. “O Brasil possui uma das maiores Páscoas do mundo e pode ser celebrada de diferentes formas e sabores. Como estamos no terceiro ano da data com o cenário de pandemia, as indústrias já possuem planejamentos dentro desse cenário. Com a flexibilização do isolamento e o avanço da vacinação, há uma tendência de que o consumidor volte a presentear com os produtos sua família e amigos na data, algo tão característico desse feriado, que é comemorado com quem mais amamos”.

Com uma indústria consolidada e tecnológica, o setor oferece inovações e produtos de qualidade, sempre preparada para atender a demanda. A produção da Páscoa de 2022 ainda nas prateleiras ,porém em  relação a 2021, as indústrias produziram cerca de 9 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, o que demonstra uma leve recuperação e crescimento de 6% na produção comparado a 2020. O dado positivo comprova que a indústria conseguiu acompanhar a evolução do perfil do público-alvo e a mudança de comportamento, atendendo as necessidades e preferências desse novo consumidor.

Segundo projeção da Neotrust, empresa que monitora mais de 85% do e-commerce brasileiro, pertencente  ao TGroup, o  ano de 2022 deve ser marcado pela retomada das vendas de Páscoa, com aumento de 10% no faturamento nas vendas online, que deve atingir R$ 6,6 bilhões. São consideradas as vendas de bombons, chocolates, ovos de Páscoa​, artigos religiosos (Corpus Christi)​ e de combos com vinhos e flores.

Em 2021, apenas as vendas de ovos de Páscoa, chocolates e bombons geraram faturamento de R$ 81,9 milhões, montante 87% maior que os R$ 43,7 milhões faturados em 2020. Essa diferença foi ainda maior no comparativo entre 2020 e 2019, quando o faturamento atingiu R$ 5,4 milhões — o que representa aumento de 697% em 2020.

 

Proporcionalmente, o número de pedidos e de produtos comprados online durante a Páscoa também aumentou desde o início da pandemia. Em 2021, foram realizados mais de 840 mil pedidos online de ovos de Páscoa, chocolates e bombons, o que equivale a 164% mais do que os 318 mil pedidos de 2020. No comparativo com 2019, quando foram realizados 44 mil pedidos online, o crescimento foi de 614% em 2020.

 

Em 2021 foram comprados mais de 6 milhões de chocolates, bombons e ovos de Páscoa, que representa um aumento de 144% em relação aos 2,4 milhões de produtos em 2020. Já no comparativo com 2019, quando foram comprados 208 mil chocolates, bombons e ovos de Páscoa, o crescimento em 2020 foi de 1091%.