O Fórum de Beleza do Varejo, realizado pela Beauty Fair 2023, reuniu mais de 1200 empresários de perfumarias no evento que precedeu a abertura da 18ª edição da maior feira de beleza das Américas. Os participantes receberam diversos insights dos palestrantes – o ex-Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o diretor-geral da Beauty Fair, César Tsukuda, e dos executivos Willian Lin e João Branco – sobre as perspectivas econômicas, experiência do cliente e gestão de negócios, além de conhecerem o conteúdo da primeira pesquisa Beauty Fair sobre Varejo de Beleza.“Esse evento foi o pontapé inicial para a Feira e tem o propósito de ajudar a desenvolver o mercado de perfumarias no Brasil, a partir de conteúdos relevantes que contribuam para a melhorias contínua dos negócios”, declarou César Tsukuda durante a abertura do fórum.

 

O diretor-geral da Beauty Fair, César Tsukuda

Os dados compartilhados foram positivos e otimistas! Henrique Meirelles afirmou que o crescimento de 0.9% do PIB no segundo trimestre animou o mercado e os investidores internacionais. “Se no primeiro trimestre tivemos um crescimento pautado no crescimento do agronegócio, no segundo trimestre vimos o fortalecimento do setor de serviços alavancando esse aumento”, disse. O ex-ministro ressaltou a momento de forte empregabilidade – com 92% dos brasileiros empregados – e a perspectiva de um crescimento anual de 3% como “boas notícias”, que precisam ser comemoradas.“O Brasil está crescendo e não existe chance de recessão”, afirmou, reiterando que com emprego e renda, o brasileiro tende a retomar o consumo – e que os itens de higiene pessoal, beleza e cosméticos deve ser um dos primeiros a crescer.

A pesquisa da Beauty Fair também trouxe dados relevantes para a audiência: 86% das pessoas consumidoras têm de 18 a 34 anos, compram 2 produtos – em 68% das vezes para o cabelo – e passam 21 minutos no ponto de venda. O ticket médio desse público é de R$ 88,52 reais. Já entre os consumidores mais velhos, com 44 anos de idade ou mais, gastam R$ 96 em cada visita às lojas, mostrando que buscam por produtos de maior qualidade, independente do preço. 85% planejam compram e, destas, 88% compram mais do que o planejado.

E essa compra adicional tem influência das consultoras de venda que atuam nas lojas. A pesquisa detectou que boa parte da clientela está disposta a trocar de marca e comprar mais itens a partir da recomendação das atendentes da loja, especialmente nas categorias de coloração e tintura para cabelos (83%) e maquiagens (64%). Existe uma preferência por indicações das colaboradoras da loja em relação às consultoras das marcas.

“A pesquisa mostrou que 30% das pessoas não estão totalmente satisfeitas com o atendimento recebido nas perfumarias, principalmente quando o ponto de venda não tem uma consultora capacitada para contribuir na decisão de compra. Então, temos muito a conquistar entre quem já é cliente, além de conquistar novos públicos”, pondera Tsukuda.

Corroborando a informação de crescimento da economia, o setor de perfumarias espera um crescimento de 5% a 7% em