A fabricante chinesa de pneus Aeolus, que tem como principal acionista a China National Chemical Corp (ChemChina), vem investindo continuamente na qualidade de seus produtos para brigar em pé de igualdade com as grandes marcas mundiais.
Uma demonstração clara desta tendência que ganha cada vez mais força nos últimos anos foi a aquisição da Pirelli por parte da ChemChina, em 2015. No mercado brasileiro, os pneus comercializados pela Aeolus nos segmentos de passeio, caminhões rodoviários e caminhões fora-de-estrada, por exemplo, custam até 20% menos do que os produzidos no mercado brasileiro, mesmo com a alta do dólar.
“Apesar deste preço favorável, os pneus fabricados pela Aeolus são reconhecidos mundialmente pela sua qualidade e apresentam durabilidade e desempenho similares ou até superiores aos nacionais. Uma demonstração disso é que todos os pneus Aeolus destes segmentos oferecem garantia de cinco anos de fábrica, mesmo prazo praticado pelos fabricantes brasileiros”, explica Paulo Gama, gerente geral da Aeolus Pneus do Brasil.
No segmento de pneus para caminhões rodoviários, por exemplo, um fator fundamental para que os produtos sejam competitivos com os nacionais é a qualidade das suas carcaças e, portanto, sua capacidade de passarem por um processo de recauchutagem ou recapagem – que aumenta substancialmente a produtividade dos pneus a preços bem compensadores.
A empresa planeja continuar aumentando sua participação no Brasil. Atuando nos segmentos de carros de passeio, utilitários esportivos, comerciais leves, caminhões, ônibus e tratores, além de máquinas e veículos utilizados nas áreas de mineração e construção, a Aeolus vem ampliando sua atuação no País.