Nesta sua 5ª participação na SPFW, o Ponto Firme , escola que tem o objetivo de ser um ponto de referência em artes manuais, e que tem um propósito ainda maior de oferecer reinserção social por meio do crochê, das artes manuais e da moda, além de envolver alunos e egressos do projeto, que surgiu dentro da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos em São paulo, ampliando sua atuação com a criação do Ateliê-Escola-Estúdio Ponto Firme, que será inaugurado juntamente com o desfile presencial do projeto, no dia 19 de novembro, às 10h, na sua sede, localizada no Centro de São Paulo. A iniciativa do espaço conta com apoio da Brazil Foundation.
A coleção Bando, conta com o apoio da Circulo S/A e foi desenvolvida por novos alunos do projeto e egressos que são orientados pelo estilista Gustavo Silvestre.“As peças foram produzidas nesta fase de retomada das aulas do Ponto Firme dentro da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos, onde o projeto nasceu há seis anos, mas foi interrompido durante o período da pandemia. Neste retorno às aulas presenciais, 12 novos alunos estão sendo capacitados pelo curso, além de egressos, e participam da criação das roupas que foram desenvolvidas com as linhas da Circulo – fios Verano, Duna, Barroco, Jeans e Glow. Este último se caracteriza pela tecnologia de brilhar no escuro, uma grande inovação no segmento de fios e que dá um resultado incrível e único às produções”, comenta o estilista.
Também será apresentada em primeira mão a NX Collab Rider + Ponto Firme, uma papete sustentável e exclusiva desenvolvida com componentes feitos à mão em crochê pelos egressos-artesãos, integrantes do projeto. O produto estará disponível para venda ao público em lojas de todo o Brasil a partir de janeiro.