Em 40 cidades, a Petz não concorre com a Cobasi. Em outras 24 cidades, a Cobasi não concorre com a Petz. No entanto, 75% das lojas da Petz estão a menos de 5 km de uma loja da Cobasi. Estes são alguns dos insights gerados pela Belo Investment Research. Referência em análise de dados alternativos para o mercado financeiro, a Belo anuncia o lançamento do DataLab, uma iniciativa da startup que irá produzir cadernos e estudos de casos que contextualizam o uso de dados alternativos para o mercado brasileiro e demonstram seu potencial de geração de insights e construção de vantagem informacional.
“O DataLab será um espaço para aplicarmos a inteligência da Belo para obter insights sobre temas relevantes para o mercado e a sociedade, além do teste de novas tecnologias de obtenção e análise de informações. A proposta é que seja um verdadeiro laboratório criativo para os nossos times internos, e que também tangibilize as possibilidades do uso de dados alternativos para obter vantagens informacionais”, explica o CEO da companhia, Paulino Oliveira. Em um primeiro momento, o acesso completo aos conteúdos será gratuito por meio do site https://belo.re/.
Ainda neste ano, está prevista a publicação de três cadernos, em outubro, novembro e dezembro. O primeiro deles investiga a concorrência entre as empresas Petz e a Cobasi, com uma análise de sobreposição das lojas físicas e os impactos de um possível M&A (Mergers and Acquisition), ou seja, Fusão e Aquisição. As duas companhias se destacam como as maiores representantes do setor de varejo petshop no Brasil, não apenas pela escala, mas também pela amplitude de serviços e produtos, e no final de agosto de 2023, houve especulações sobre uma possível fusão entre as duas.
A Petz, supostamente interessada na aquisição, possui 236 lojas e registrou uma receita líquida de R$2,6 bilhões em 2022 – desconsiderando as contribuições da Zee.Dog. Paralelamente, a Cobasi, com 221 lojas, alcançou uma receita de R$2,1 bilhões no mesmo ano fiscal. O estudo de caso do DataLab conta com um mapa interativo que indica a localização das lojas Petz e Cobasi, em um raio ajustável, que permite identificar áreas de sobreposição e exclusividade, jogando luz sobre possíveis riscos de concentração de mercado, no caso da fusão, e revelando potenciais oportunidades sobre a distribuição de lojas e estratégias de marketing com foco territorial.
Em áreas urbanas densamente povoadas, uma alta sobreposição pode significar que ambas as redes estão competindo diretamente pelos mesmos clientes. Essa intensa concorrência sugere redundância, levantando a necessidade de considerar o fechamento ou realocação de algumas lojas no caso de uma fusão. A análise de overlap das redes revela que 20,76% das lojas Petz estão a um raio de 1 quilômetro de distância de pelo menos uma loja Cobasi; entre elas, 25 em São Paulo, 4 no Rio Grande do Sul e outras 3 em Pernambuco. Expandindo para um raio de 3 quilômetros, a sobreposição é de 61,02%, com 84 lojas em São Paulo, 8 no Rio Grande do Sul e 8 em Minas Gerais. Ao considerar um raio de 5 quilômetros, há sobreposição de 75,85%, com 98 lojas em São Paulo, 12 em Minas Gerais e 10 no Paraná.
“É uma prática do mercado buscar por sinais do desempenho de grandes empresas, principalmente das que estão listadas em bolsa, antes da divulgação de seus balanços trimestrais. A partir de fontes legais, abertas e chamadas alternativas, a Belo identifica aquelas cujos dados podem ser utilizados na construção de cenários que antecipem esse demonstrativo de desempenho, ou seja, representando uma vantagem informacional, que possa guiar um investimento”, explica Paulino Oliveira.
O DataLab e o estudo de caso completo sobre a Petz e Cobasi já estão disponíveis no site da Belo Investment Research, pelo link https://www.belo.re/pt-br/public-reports/petz-cobasi