De 13 a 19 de setembro acontece a Hong Kong Jewellery & Gem Fair, um dos eventos mais importantes do setor de joias e pedras preciosas do mundo. Realizada há mais de 30 anos, a iniciativa chega a atrair quase 60 mil visitantes e mais de 3 mil expositores, inclusive do Brasil, que participará em 2017 com 37 empresas apoiadas pelo projeto setorial Precious Brazil ,do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Hong Kong representa 14% de todas as exportações das empresas apoiadas pelo projeto setorial. Considerando o total das exportações de gemas, joias, bijuterias e folheado para o país, mais de
85% são atribuídos às empresas do Precious Brazil. De janeiro a julho de 2017, o Brasil exportou mais de 12 milhões de dólares para a província, sendo que 10 milhões são atribuídos às empresas do Precious Brazil. Para Márcio Duarte, diretor comercial da Duarte & Bastos, empresa mineira do ramo de comercialização de gemas, a feira é uma importante ferramenta de promoção e reúne todo o mercado em um só local. “Essas empresas estão dispostas a fazer negócios”, explica. “Neste sentido, todo esforço e investimento da Apex-Brasil por meio do projeto setorial Precious Brazil, nos incentiva e nos ajuda a alcançar nossos objetivos”.
André Luiz da Silva, presidente da Empire Industries, acredita que o projeto traz para a empresa novas perspectivas no comércio internacional de gemas e joias. “O setor certamente se beneficiará das ações promocionais adotadas pelos nossos apoiadores que geram, imediatamente, expectativas de melhoras nas vendas”, fala mencionando Hong Kong. Para Julio Antonio Miranda Costa, sócio-proprietário da MCGemas, a feira asiática tem tudo para ser a melhor dos últimos anos. “Estamos sentindo um aquecimento no mercado de pedras, que vinha abatido pela crise internacional”, diz.
Para Manuela Soares, sócia da ArtOuro & Gemas, a expectativa é que o Precious Brazil crie um identidade para o segmento de joias e pedras preciosas para fortalecer o setor. “Resgatando a imagem de país produtor de gemas raríssimas e cheias de vida e cor, a iniciativa fortalecerá o nosso posicionamento de mercado e valorizará o que temos de mais raro para apresentar ao mundo: as nossas gemas de cores vívidas e a nossa incrível lapidação”, argumenta. Murilo Graciano, proprietário da JG Stones, finaliza: “O projeto Precious Brazil caminha junto com os empresários brasileiros para o sucesso nas feiras internacionais”.
A Hong Kong Jewellery & Gem Fair é dividida em dois espaços de acordo com o perfil dos expositores. O Hong Kong Convention & Exhibition Centre (HKCEC) abriga empresas de joias, embalagens, ferramentas e equipamentos e é o espaço que receberá as marcas Donna Si e Miranda Group. Já a AsiaWorld-Expo (AWE) expõe empresas de matérias-primas, incluindo diamantes e pedras-preciosas, e será palco das exportadoras Aro Gemas, ArtOuro & Gemas, BC Gemas do Brasil, Belmont, Ben Sabbagh Bros, Beryno, Bezim Gems, BGC Brazil, Canelhas, Duarte & Bastos, Duarte & Duarte Gems, E & E Gems, Empire Industries, Gemextra, Itakolor, JG, JS Gems, Manoel Bernardes, Manoel Nogueira, Marupiara, MC Gemas, Mineração Terra Branca,