Até o dia 4 de fevereiro acontece a GJX Show, feira de gemas na cidade de Tucson, nos Estados Unidos. Criada em 1994, o evento recebe mais de 700 expositores de vários países, incluindo Brasil. Nesta edição, 33 empresas brasileiras participarão do evento apoiadas pelo projeto setorial Precious Brazil, parceria do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Conhecida como a maior feira do setor na América do Norte e com um espaço de mais de 11 mil metros quadrados, os expositores têm a oportunidade de apresentar seus produtos e conhecer novos clientes. Para Vitória Soares, CEO da ArtOuro & Gemas, empresa mineira apoiada pelo projeto, a feira é um investimento para novos negócios. “Estamos muito felizes por participar de mais uma edição da feira. Ela é uma das nossas maiores vitrines, onde reencontramos clientes e parceiros, e também temos a oportunidade de apresentar as riquezas do Brasil”, conta.
A empresa para a feira, levou como novidades : turmalina paraíba, água-marinha e rubelita.
Julio Antonio Miranda Costa, sócio-proprietário da MC Gemas, aponta que mesmo em tempos difíceis para o mercado, a GJX Show é uma das feiras mais importantes no setor e espera um aquecimento nos negócios. “Mesmo em períodos de crise, os clientes nunca deixaram de estar presentes e sempre é possível conseguir novos contatos. Esperamos que nesta edição tenha um maior movimento e volume de negócios do que nos últimos anos”, diz.
Como destaques para a feira estão duas pedras brutas e grandes de berilo e um conjunto de três pedras lapidadas de água-marinha.
Além de auxiliar na internacionalização das empresas brasileiras que querem um espaço no mercado estrangeiro, para a proprietária da BGC – Brasil Gem Commerce, Marinalva Lima, o projeto é importante para mostrar riquezas do país. “O Precious Brazil visa beneficiar os expositores brasileiros e dar visibilidade ao nosso país lá fora”, afirma. As novidades levadas para esta edição são as pedras rubelita, morganita e turmalina paraíba.