O Precious Brazil é um projeto setorial nascido da parceria entre o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, IBGM, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, que tem como principal objetivo promover marcas e empresas que queiram expandir seus negócios para o exterior. Desde a sua criação, tem mostrado que todo apoio e serviços oferecidos vêm movimentando a economia do setor e valorizando o país como fornecedor de matéria-prima para a indústria joalheira.

 

Segundo dados fornecidos pelo IBGM referentes ao primeiro semestre de 2018, o projeto foi o responsável por exportar mais de 73 milhões de dólares, tendo um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Durante os seis primeiros meses do ano o Precious Brazil apoiou quatro eventos importantes do setor, sendo um na Ásia e três nos Estados Unidos, principal consumidor dos produtos exportados, atingindo um total de mais de 31 milhões de dólares. As pedras preciosas, com exceção dos diamantes, são o principal item de envio ao exterior pelo Precious Brazil e representam 76% do total de matéria-prima exportada.

Segundo Écio Morais, diretor do IBGM, “o projeto é importante para valorizar e promover o Brasil lá fora e é com a ajuda dele que cada vez mais as nossas marcas atingem novos mercados”, afirma.