Com a presença do Embaixador do Uruguai no Brasil, Gustavo Vanerio, da Cônsul-Geral Melissa Rosano, do diretor do Instituto Uruguay XXI, Antonio Carámbula e representantes de estados e empresários, durante um café da manhã, no Hotel Renaissance em São Paulo, foi debatido o tema Por quê Uruguai?- Oportunidades de Negócios, terminando a Primeira Edição da Semana do Uruguai no Brasil, promovida pelo Instituto Uruguay XXI (Instituto de Promoção de Investimentos, Exportações e Imagem País), em parceria e apoio do Uruguay Wine, da Embaixada e Consulados do país no Rio de Janeiro e São Paulo e do Ministério de Turismo do Uruguai. O evento reuniu convidados e celebridades uruguaias com interesse em conhecer mais sobre os potenciais de investimento oferecidos pelo país
O Uruguai é um país com alta qualidade de vida e desenvolvimento humana, líder na América Latina em índices de democracia, liberdade econômica e baixos níveis de corrupção, possui a maior conectividade e velocidade de transmissão via internet da AL, é um lugar seguro, com baixos níveis de violência.
Segundo a Cônsul-Geral Melissa Rosano “Eventos como este facilitam e fortalecem o vínculo entre Uruguai e Brasil, em particular com o Estado de São Paulo Nós incentivamos muito e vamos ter inúmeros outros como este, em breve. A presença do embaixador aqui reforça esta importância. O Consulado Geral do Uruguai em São Paulo, é uma antena comercial também que trabalha em parceria com a Agência de Investimento Exportações e Promoção de Imagem do Uruguai XXI, através de seminários, encontros negócios e eventos de promoção ao nosso país . Ambos os países já tem uma afinidade cultural e isto só acrescenta” disse
A afinidade cultural e complementaridade na hora de fechar negócios são pontos que diversas empresas brasileiras levam em consideração na hora da decisão de ampliar suas operações no Uruguai. Um dos casos mais recentes é das Lojas Renner, que inaugurou sua primeira loja de 1.500 metros quadrados em setembro de 2017 no centro da cidade de Montevidéu. A empresa, que tem mais de 300 lojas no Brasil e presença em todos os estados brasileiros, decidiu ampliar suas operações no Uruguai e implementar mais quatro lojas localizadas em Shoppings da capital e no interior do país. O investimento realizado pela empresa, além das fronteiras nacionais, ocorreu porque o Uruguai apresenta uma economia estável, um dos PIB per capita mais altos da América do Sul e um importante crescimento do consumo interno.
A pouco tempo o vizinho e o Brasil assinaram um acordo de eliminação da dupla tributação sobre o imposto de renda e sobre o patrimônio, bem como para prevenir a evasão fiscal. Esse acordo é uma ferramenta chave para estimular os investimentos e o comércio, especialmente em serviços e TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Na atualidade possui um dos sistemas de informações mais completos e sofisticados do mundo. A boa reputação adquirida pela carne uruguaia se deve especialmente a esse sistema de rastreabilidade, que por lei é aplicado há mais de uma década em 100% do gado, permitindo acesso do consumidor a todas as informações do alimento que chega da natureza a sua mesa. O sistema de rastreabilidade uruguaio atinge também a produção de carne avícola, mel, cítricos, vinhos, entre outros produtos. Atualmente fornece alimentos a quase 30 milhões, ao tempo que tem potencial para atingir 50 milhões. Hoje, também se consolidou como exportador de serviços, representando 44% do total das exportações do país
Além disso, conquistou prestígio ímpar no setor alimentício que lhe abriu portas para os mercados mais exigentes do mundo conquistando presença às mesas de 150 países. Os vinhos uruguaios receberam diversos prêmios internacionais respaldados pela Organização Internacional do Vinhedo e do Vinho (OIV). Esses reconhecimentos estão reforçados pela aplicação da tecnologia à produção sustentável e de qualidade, como por exemplo o georreferenciamento de todos os estabelecimentos vitivinícolas do país e o pioneirismo de todos cultivos rastreados. A história do vinho no Uruguai tem mais de 250 anos e essa é uma das causas que contribuíram com o reconhecimento que tem nos mercados internacionais. A uva Tannat se consolidou como a principal variedade do país por uma boa adaptação ao solo e ao clima.
Para Julio Filippini, Secretário do Governo de Canelones, trata-se do segundo estado mais importante de Montevideo, que fica na região metropolitana , com uma população de 520 mil pessoas “O Uruguai produz alimentos para 30 milhões de pessoas e Canelones produz 60 % deste número. Fica a 10 km do porto de Montevidéu, o principal do país e temos o principal aeroporto internacional de Carrasco, portão de entrada para o Uruguai. Canelones é um país dentro de outro . Produzimos de tudo , menos arroz. Temos parques logísticos industriais , uma zona franca , um estado com muita potencialidade para quem quiser investir”
“O nosso produto estrela é o vinho. Canelones vive de vinho. O país tem 180 adegas sendo que 120 estão em Canelones. Os vinhos uruguaios possuem características únicas, diversidade de solo, clima e localização privilegiada A Tannat é a cepa que deu um lugar reconhecido no mundo do vinho. Originária das áreas de Madiran e Trouléguy (sudoeste da França), foi introduzida em 1870 por imigrantes bascos, adaptando-se ao solo e climas locais. Hoje, o Uruguai é o único produtor no mundo com quantidades significativas desta variedade de uva, em relação a área total de vinhas e tem uma produção que supera até a França . O país produz variedades como Merlot, Cabernet Sauvugnon, Syrah, Pinotnoir e Marselan, entre os vinhos tintos e Sauvignon Blanc ,Chardonnay, Viognier e Alabariño , entre os brancos.” disse