Com o objetivo de apresentar o case de sucesso do Brazilian Materials (ex By Brasil Components, Machinery and Chemicals), programa de internacionalização da indústria de componentes para couro e calçados, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) foi convidada para participar da 3ª edição do Exporta Franca. O evento acontece no auditório do Senai de Franca/SP, nos dias 24 e 25 de outubro, e é organizado pela Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento municipal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), Assintecal, Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI) e InvestSP. O apoio institucional é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca).

Durante os dois dias de evento, os organizadores apresentarão e atualizarão os programas que estão disponíveis para as empresas, oferecendo suporte e capacitação, bem como formalizando a realização da Franca Business Round (FBR). Pela Assintecal, quem falará é o gestor de Mercado Internacional, Luiz Ribas Júnior, em painel que ocorre a partir das 18h30 do dia 24. “Será a primeira apresentação do programa Brazilian Materials no Brasil após a assinatura do convênio de renovação, realizada em setembro passado”, adianta. Renovado para o período de 2023 a 2025, o programa realizado pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) prevê investimentos de mais de R$ 15 milhões em ações de promoção comercial e de imagem voltadas à exportação. Atualmente, segundo Ribas Júnior, o trabalho de exportação realizado envolve mais de 300 empresas que exportam para mais de 70 países e que respondem por mais de 50% do valor total gerado pelos embarques do setor.

 

O diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento de Franca, Fábio Alexandre Júnior, conta que o programa Exporta Franca foi criado em 2021, com o objetivo de fomentar as exportações das empresas da cidade. “Atuamos no tripé de sensibilização, capacitação e geração de negócios. Queremos mostrar que todas as empresas podem exportar seus produtos, que não é nem um bicho de sete cabeças”, destaca.

Para tangibilizar o aprendizado do evento, o Exporta Franca culmina na realização do FDR, que traz rodadas de negócios com importadores de alguns dos principais mercados do mundo. Na edição de 2023, conforme a organização, participaram de 522 reuniões pré-agendadas 29 empresas francanas e 31 importadores, a maior parte da América Latina. As expectativas de negócios ultrapassaram os US$ 11 milhões. A próxima edição do FDR está marcada para 23 a 25 de abril do próximo ano, no espaço Cedro, em Franca.

As inscrições para o Exporta Franca são gratuitas e limitadas, pelo link.