O estepe temporário, padrão dos veículos que saem novos de fábrica, talvez seja vetado no Brasil. O projeto de lei do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) passou no início do mês de julho, pela Comissão da Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, tornando obrigatória a inclusão de um estepe do mesmo tamanho dos outros quatro pneus.
Se virar lei, todos os veículos comercializados no país, inclusive os importados, deverão seguir a nova regulamentação. As montadoras que a descumprirem terão de indenizar o proprietário com 10% do valor total do veículo, em até 30 dias. Os estepes temporários são mais finos e só podem ser utilizados em velocidade limitada de 80 km/h.
Nessa semana a DPaschoal falou um pouco sobre a evolução do estepe no mercado brasileiro. Confira abaixo ou acessando http://blog.dpaschoal.com.br.
No Brasil, estepe é sinônimo de “pneu sobressalente”, de fato um pneu que está aguardando ser acionado numa situação de emergência, que pode ocorrer com certa frequência para alguns motoristas e nunca para outros.
Mas o objetivo deste singelo post não é discutir a importância (ou não) do estepe, mas sim provocar um pouco vocês sobre a “evolução” do estepe no mercado brasileiro.
Ao longo dos últimos dez anos algumas montadoras instaladas no Brasil começaram a entregar veículos com estepe diferente dos demais 4 pneus do carro, claro, numa lógica óbvia de reduzir espaços no porta malas (sério, não é pra reduzir custos, pois estes pneus são um pouco mais caro que os “normais” produzidos em larga escala). É interessante mencionar que em alguns casos algumas montadoras, quando colocam o pneu e a roda do estepe igual aos outros 4 pneus, até “vendem” isto como diferencial (o que não deixa de ser verdade…).
Quase a totalidade das montadoras no Brasil instaladas são multinacionais, e lá fora a muito tempo o conceito vem sendo substituído por pneu de emergência, e isto também ajudou a provocar um pouco da mudança que vemos em muitos veículos montados em nosso país e importados pelas montadoras.
Como o próprio nome diz este pneu reserva é para situações de emergência, geralmente limitados a rodar no máximo a 80km/h e numa distância não superior a 50km. Estes pneus emergenciais limitam por exemplo uma prática comum dos motoristas brasileiros, incluir estepe no processo de rodízio e desta forma dar uma “esticadinha” no momento da troca. Mas do outro lado você tem um pneu bem mais leve e de fácil manuseio na hora de trocar, sem falar no espaço bem menor ocupado pelo espetinho no porta malas.