Para auxiliar crianças e jovens a conquistarem o sonho de se tornar jogador de futebol, o segundo módulo do projeto Meninos Bons de Bola oferece treinamento gratuito nos bairros atendidos pela Associação Educacional Amor Amor em São José do Goiabal, município da região do Vale do Rio Doce/MG. O objetivo é desenvolver funções cognitivas, motoras e de socialização e ampliar o desenvolvimento das atividades esportiva e de lazer, ofertando a prática as crianças e adolescentes, por meio da criação de turmas de futebol infantojuvenil.
O projeto é apoiado pelo 2º Edital Doce e visa também identificar futuros esportistas da modalidade. “Além de trabalhar a prática do esporte futebol que é uma paixão nacional, o desafio é dialogar com as diferentes realidades sociais e culturais e desenvolver habilidades coletivas motoras, lateralidade, agilidade e velocidades, como etapas importantes para a preparação das crianças e dos adolescentes. Pretendemos expandir o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, de forma preventiva em relação ao ingresso no mundo das drogas e do crime”, explica a coordenadora da Associação, Elza Garcês.
As atividades esportivas iniciaram no mês de abril de 2023, com acompanhamento e monitoramento pedagógico, realização de palestras e monitoria. Ao final do projeto, que tem duração de 10 meses, será realizado o Festival de Futebol entre os times formados nos treinamentos e equipes convidadas.
O Meninos Bons de Bola – 2º modulo é a continuação do projeto realizado nos anos de 2021 e 2022. Devido à pandemia da covid-19, essa primeira etapa consistiu em oficinas de futebol virtual para jovens e crianças, atendendo 30 famílias do bairro São João e de comunidades vizinhas. As aulas foram gravadas, distribuídas e monitoradas pela Associação Educacional Amor Amor, em parceria com a Cia. Candongas de Belo Horizonte, tendo como professor de educação física e futebol, Alexandre Saraiva, responsável pelo registro audiovisual Cleverson Eduardo Rodrigues e suporte dos técnicos Luiz Gonzaga e Anelino Farias Gomes. O conteúdo pode ser visto no canal da Associação Educacional Amor Amor no Youtube.