O Grupo Accor, líder mundial no setor de hotelaria, acaba de firmar uma parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) para a inclusão de opções de receitas 100% à base de vegetais nos cardápios de seus empreendimentos. A ação faz parte de um projeto de redução do impacto ambiental, que engloba outras áreas do grupo. Atento ao aumento de pessoas que procuram reduzir ou deixar de consumir produtos de origem animal no Brasil e no mundo, nessa parceria com a SVB, a Accor não apenas se dispôs a atender os hábitos alimentares dos hóspedes que consomem apenas alimentos com ingredientes do reino vegetal, como também oferecer essa opção saudável e muito saborosa a todos os seus clientes 

O projeto contempla o desenvolvimento de cardápio para café da manhã, refeição principal e sobremesa dos hotéis do Grupo Accor no Brasil, e a SVB já iniciou os treinamentos culinários com os colaboradores conduzidos pela chef Mirna Ribeiro, além de oferecer suporte na elaboração de materiais de comunicação para os hóspedes. “Todos os nossos funcionários serão igualmente capacitados, de forma que os hotéis da rede mantenham o mesmo padrão de excelência na elaboração dos pratos e o projeto seja abrangente para toda a rede”, comenta Olivier Hick, COO das marcas Premium, Midscale & Economy da Accor Brasil.

 

Segundo Tatiana Consoli, nutricionista do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB, “as receitas consideram o cálculo de aminoácidos essenciais, que formam as proteínas fundamentais ao organismo, e os nutrientes necessários para uma alimentação completa e saudável”.

 

De acordo com o levantamento da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC) em 2021, 46% dos brasileiros já deixam de comer carne por vontade própria pelo menos uma vez por semana. O estudo sobre o tema, realizado pelo IBOPE Inteligência em 2018, revela que 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, e 32% escolhem uma opção vegana nos estabelecimentos.

 

Estudos internacionais revelam que a produção de carne e laticínios é responsável por 60% das emissões de gases do efeito estufa da agropecuária. A exemplo de milhares de empresas que estão cada vez mais incluindo ações de sustentabilidade na gestão de projetos, o Grupo Accor adere a esse movimento, entendendo sua capacidade de impacto e conscientização. Com mais de 300 estabelecimentos no Brasil, o grupo tem em seu portfólio marcas como a família ibis, Novotel, Mercure, Pullman, Grand Mercure, entre outras.