O restaurante peruano Maido foi escolhido como o melhor do mundo na edição de 2025 do The World’s 50 Best Restaurants, cerimônia que aconteceu em Turim, na Itália. O Maido, liderado pelo chef Mitsuharu Tsumura, também conhecido como ‘Micha’, tornou-se uma referência mundial da culinária nikkei.

Chef Mitsuharu Tsumura foto divulgação
A proposta que ele dirige desde 2009 combina de forma única ingredientes peruanos com técnicas japonesas, uma fusão que o chef aperfeiçoou ao longo do tempo. Os pratos requintados de seu cardápio e menu degustação são repletos de detalhes, precisão técnica e sabores memoráveis, que celebram a miscigenação, a origem e a identidade cultural peruano-japonesa.

foto divulgação
Mitsuharu Tsumura, recebeu com grande emoção este reconhecimento, que persegue há anos. Na edição de 2024, ficou em quinto lugar entre os melhores do mundo. Além disso, foi reconhecido como o melhor da América Latina em 2017, 2018, 2019 e 2023.
Dentro desta seleta lista dos 50 melhores restaurantes do mundo de 2025 estão também os restaurantes peruanos Kjolle, em 9º lugar; Mérito, em 26º lugar; e Mayta em 39º lugar. Como Maido, esses estabelecimentos gastronômicos estão localizados em Lima, a capital peruana.
Além disso, o 75º lugar do The World’s 50 Best Restaurants foi ocupado pelo MIL, o restaurante do chef peruano Virgilio Martínez, que está localizado em Cusco, perto do sítio arqueológico de Moray.
É importante ressaltar que este é o segundo restaurante peruano a alcançar o primeiro lugar neste reconhecido ranking gastronômico global. Em 2023, o Central, liderado pelo chef Virgilio Martínez, foi coroado o melhor do mundo.
Este prêmio reafirma o boom que a gastronomia peruana está vivendo, que continua recebendo reconhecimento internacional ano após ano. Pela décima segunda vez, o Peru foi escolhido como “Melhor Destino Gastronômico do Mundo” no World Travel Awards 2024. Além disso, foi escolhida como o “Melhor Destino Gastronômico da América Latina” e Lima foi distinguida como a “Melhor cidade para comer da América Latina”, no World Culinary Awards 2024.