A era da produção em escala vem crescendo exponencialmente, principalmente nas duas últimas décadas, e esse aumento no consumo fez com que a indústria têxtil dobrasse sua produção de itens. Atualmente, o setor consome 79 bilhões de metros cúbicos de água e gera 175 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, respectivamente, mas apenas 10% deles são reciclados.

 

O problema fica ainda mais grave no que diz respeito aos uniformes, que não podem ser repassados ou reaproveitados devido à sua vocação específica e, por isso, na maioria das vezes, são descartados no lixo. Um dos principais desafios para a reciclagem desses itens é a separação dos diferentes materiais utilizados na produção das peças. Pensando nisso, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, criou uma iniciativa que fomenta a economia circular na cadeia têxtil, especialmente no segmento de uniformes.

 

O projeto de ecodesign da Rhodia prevê diminuir o impacto da indústria, fazendo com que roupas de trabalho possam ser 100% recicladas. Para dar certo, é necessário que não haja mistura de fios nas peças e que sejam feitas do mesmo material, além de idealmente não poderem ter detalhes como zíper ou botão, o que dispensa uma operação de separação desses itens após o uso.

 

Para provar que é possível, a Rhodia implementou uma iniciativa para produção de uniformes feitos 100% de poliamida. “É uma roupa que foi feita para se tornar uma roupa novamente. Além disso, um tecido que traz conforto, com fácil lavagem e secagem, produzido de forma sustentável e que se adequa na temperatura do corpo”, explica Eduardo Girote, diretor de marketing do Grupo Solvay.

 

No processo, o uniforme utilizado é “picotado” e alimentado no processo de reciclagem química, que faz a despolimerização e então a nova polimerização da Poliamida 66. Esse polímero pode então ser utilizado para diversas aplicações como por exemplo o mercado de Plásticos de Engenharia. No segundo momento do projeto, essas peças poderão ser recicladas inúmeras vezes, mantendo a mesma qualidade do polímero.

 

“A Rhodia quer incentivar marcas e parceiros a se unirem para diminuir o impacto da indústria da moda e incentivar o consumo consciente. O que queremos é criar peças únicas, que futuramente já sejam feitas para serem recicladas como uma peça nova”, conta Girote.