As pesquisadoras Rosa Belluzzo e Betty Loeb Greiber exploram em “Cadernos de receitas: memórias afetivas” , a rica tapeçaria cultural presente nas cozinhas brasileiras, resgatando tradições culinárias de diferentes heranças de imigrantes. O lançamento pela Editora Unesp, acontece no próximo dia 22 de junho, na livraria DPlácito no Conjunto Nacional, em São Paulo
O livro, fruto de sensíveis entrevistas com guardiões de cadernos de receitas, apresenta um mosaico de histórias que ilustram a diversidade da mesa brasileira, resgatando receitas honradas pelo tempo e sentimentos intergeracionais.
Segundo Rosa Belluzzo “Os cadernos de receitas, com suas páginas amareladas e notas escritas à mão, são mais do que simples manuscritos culinários. São testemunhos de momentos, celebrações e tradições que marcaram a vida de muitas famílias”, registra, na introdução. Ao nos debruçarmos sobre eles e entrevistar aqueles que os guardam com carinho, não apenas descobrimos tradições culinárias, mas também vislumbramos a tapeçaria da cultura brasileira moldada por inúmeras influências imigrantes.”
De vasta produção na área de história da alimentação, seus livros lhe renderam muitos prêmios no Brasil e no exterior. Publicou, pela Editora Unesp, São Paulo: memória e sabor (Prêmio da Académie Internationale de la Gastronomie em 2009); Machado de Assis: Relíquias culinárias (1° lugar no Prêmio Jabuti 2011); Arte da Cozinha Brasileira (com Leonardo Arroyo, 2013, prêmios da Academia Internacional de Gastronomia e da Academia Brasileira de Gastronomia); e Mil e uma noites, mil e uma iguarias (2019).
Preço: R$ 114