Abriu hoje no Minascentro, o Salão de Negócios da 29ª edição do Minas Trend , realizado pela FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais), o evento acontece até a próxima quinta-feira (13), com atividades diversas, incluindo palestras, workshops e desfiles, que acontecem no espaço e no P7 Criativo, em Belo Horizonte.
Presentes Mariângela Marcon – Presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e Presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Juiz de Fora, representando Flávio Roscoe, presidente da FIEMG; Marcelo de Souza e Silva – Presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro às Pequenas Empresas de Minas Gerais – SEBRAE Minas e Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL-BH; Elizabeth Jucá e Mello Jacometti – Secretária de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais; Milena Andrade Pedrosa – Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais e Kathleen Garcia Nascimento – Secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais.
Nesta edição o Salão de Negócios conta com 124 estandes, sendo 44 de vestuário, 24 de joias e bijuterias , 41 de calçados e bolsas , 15 de lingerie, moda praia e sleepwear , e o fator especial, a quantidade de estreantes: 33.
Mariângela Marcon passou algumas informações relevantes do Minas Trend, que é considerado o maior Salão de Negócios da América Latina. “É um evento que tem evoluído.Na 28ª edição, nós trouxemos a moda praia , lingerie e sleepwear . E deu certo. Nesta edição estamos inovando e trazendo empresas de entrega imediata, em sua maioria localizadas no Barro Preto, para participarem do nosso salão. Isto traz uma maior visibilidade , uma maior possibilidade de geração de riquezas . E é com este espírito que estamos presidindo a Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e trabalhando junto do Minas Trend, para que possamos sempre oferecer o que há de melhor Estamos também comemorando a Semana da Moda Mineira, evento que traz também a transversalidade para a moda. Gerar riqueza e renda é o objetivo deste Salão de Negócios. Não podemos ver isto de uma forma restrita, precisamos ampliar os horizontes, e é este o tema desta edição . A indústria da moda conta com 7.600 empresas , sendo 4300 voltados para a questão do vestuário.94% são micro e pequenas , sendo que entre as 7,6 mil marcas que estão sob o cuidado da Câmara da Moda Mineira, 94% são de microempreendedores, 5% são de médios empreendedores e apenas 1% de grandes empreendedores. “disse
Ainda segundo a executiva,”Estamos saindo de um período de pós pandemia, com indefinições políticas , com temas que ditam o destino do país sendo discutidos, temos que valorizar um trabalho como este, criando possibilidades para as micro e pequenas empresas, devemos cuidar delas . E é neste ponto que eu valorizo muito o trabalho do presidente Flávio, porque ele é muito atento ao fortalecimento da indústria mineira. Aqui somamos esforços.Temos ideias diferenciadas em várias secretarias que se somadas, o nosso trabalho Minas Trend, sairá muito fortalecido. Na edição passada falávamos de metaverso. Hoje a prioridade é o homem o cidadão. Estamos valorizando a questão da loja física , de ter as portas abertas .Um dos objetivos que eu deslumbrei de ser parceira destas meninas aqui presentes, nesta questão deste programa Passarela da Liberdade , que está sendo lançado hoje, é porque a moda é um todo., no que se refere a produção, a venda , a comercialização e internacionalização. Foi muito bem falado aqui sobre a Minas Business Connection, plataforma de comércio internacional do Estado de Minas Gerais, e que já estamos trabalhando dentro da Câmara, para levarmos para os nossos associados. É este todo que traz o sucesso, o emprego, o lucro. Um pouco da ideia de cada um, somado ao grande esforço que é feito pela FIEMG, de cumprir o seu mister , que é traçar os caminhos corretos para o empresário que está investindo neste momento difícil. Várias ações serão desenvolvidas em paralelo ao que já existe no nosso Minas Trend, que só vem a somar . O nosso salão continua com o foco principal que é o Business, a geração de negócios . Que traga para nós mais de R$20 milhões. Estamos ligados e atentos para isto “finalizou.
Milena Andrade Pedrosa – Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais , Kathleen Garcia Nascimento – Secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, e Elizabeth Jucá e Mello Jacometti – Secretária de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais, apresentaram na ocasião a estrutura macro do Plano Executivo da Moda, uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, para que em 4 anos possam viabilizar a importância da moda na economia da criatividade, das pessoas que estão nesta cadeia.O projeto quer implementar e valorizar ações de visibilidade, como Vestir Minas Gerais, ação promocional de diversidade da Moda Mineira, entre outros; formação e capacitação; desenvolvimento das cadeias produtivas da moda; da economia da criatividade, do patrimônio e memória, da inclusão social e geração de emprego e renda e da sustentabilidade.
Marcelo de Souza e Silva , Presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro às Pequenas Empresas de Minas Gerais – SEBRAE Minas e Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL-BH, disse estar honrado em participar com quatro lideranças femininas ‘ Nestes 16 anos, o Sebrae Minas sempre esteve parceiro do evento e a CDL-BH, desde do ano passado faz parte da parceria, patrocinando o Minas Trend e movimentando parte desta cadeia com o comércio E isto é muito importante para Minas Gerais, pois une a indústria, o comércio, serviços, o governo., toda a cadeia contemplável. O Sebrae Minas trabalha muito na moda no Estado, fazendo trabalhos em todos os municípios que tenham qualquer tipo de destaque para moda. Fazendo conexões em vários setores, trabalhando muito com as micros e pequenas empresas, aproximando muito o varejo, para que consiga junto com a indústria fazer bons negócios.” concluiu