Abriu hoje no Minascentro, o Salão de Negócios  da 29ª edição do Minas Trend , realizado pela FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais), o evento acontece  até a  próxima quinta-feira (13), com atividades diversas, incluindo palestras, workshops e desfiles, que acontecem no espaço e no P7 Criativo, em Belo Horizonte.

Presentes  Mariângela Marcon – Presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG  e Presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Juiz de Fora, representando  Flávio Roscoe, presidente da FIEMG;  Marcelo de Souza e Silva – Presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro às Pequenas Empresas de Minas Gerais – SEBRAE Minas e Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL-BH; Elizabeth Jucá e Mello Jacometti – Secretária de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais; Milena Andrade Pedrosa – Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo do Governo  de Minas Gerais e Kathleen Garcia Nascimento – Secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais.

 

Nesta edição o  Salão de Negócios conta com 124 estandes, sendo 44 de vestuário, 24 de joias e bijuterias , 41 de calçados e bolsas , 15  de lingerie, moda praia e sleepwear , e o fator especial,  a quantidade de estreantes: 33.

Mariângela Marcon, foto Tânia Müller

Mariângela  Marcon passou algumas informações relevantes do Minas Trend, que é considerado o maior Salão de Negócios da América Latina. “É um  evento que tem evoluído.Na 28ª edição, nós trouxemos  a moda praia , lingerie e sleepwear . E deu certo.  Nesta edição estamos inovando   e trazendo empresas de entrega imediata, em sua maioria localizadas no Barro Preto, para participarem do nosso salão. Isto traz uma maior visibilidade ,  uma maior possibilidade de geração de riquezas . E é com este espírito que estamos presidindo a Câmara  da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG  e trabalhando junto do Minas Trend, para que possamos sempre oferecer  o que há de melhor  Estamos também comemorando a Semana da Moda Mineira, evento que traz também a transversalidade  para a moda. Gerar riqueza e renda é o objetivo deste Salão de Negócios. Não podemos ver isto de uma forma restrita,  precisamos ampliar os horizontes,  e  é este o tema desta edição . A indústria da moda  conta com 7.600 empresas , sendo 4300 voltados para a questão do vestuário.94% são micro e pequenas , sendo que entre as 7,6 mil marcas que estão sob o cuidado da Câmara da Moda Mineira, 94% são de microempreendedores, 5% são de médios empreendedores e apenas 1% de grandes empreendedores.  “disse

Ainda segundo a executiva,”Estamos saindo de um período de pós pandemia, com indefinições políticas , com temas que ditam o destino do país sendo discutidos, temos que valorizar um trabalho como este,  criando possibilidades para as micro e pequenas empresas, devemos cuidar delas  .  E é neste ponto  que eu valorizo muito o trabalho do presidente Flávio, porque ele é muito atento  ao  fortalecimento da indústria mineira.  Aqui somamos esforços.Temos ideias diferenciadas em várias secretarias  que se somadas, o nosso trabalho Minas Trend,  sairá  muito fortalecido. Na edição passada falávamos de metaverso. Hoje  a prioridade é o homem  o cidadão.  Estamos valorizando a questão da loja física , de ter as portas abertas .Um dos objetivos que eu deslumbrei  de ser parceira destas meninas  aqui presentes, nesta questão deste programa Passarela da Liberdade , que está sendo lançado hoje, é porque a moda é um todo., no  que se refere a produção, a venda , a comercialização e  internacionalização. Foi muito bem falado aqui sobre a Minas Business Connection, plataforma de comércio internacional do Estado de Minas Gerais, e que já estamos trabalhando dentro da Câmara, para levarmos para os nossos associados. É este todo que  traz o sucesso, o emprego, o lucro.  Um pouco da ideia de cada um, somado ao  grande esforço que é feito pela FIEMG, de  cumprir o seu mister , que é traçar os caminhos  corretos para o  empresário que está investindo neste momento difícil. Várias ações serão desenvolvidas em paralelo  ao que já existe no nosso Minas Trend, que só vem a somar . O nosso salão continua com o foco principal que é o Business, a geração de negócios . Que  traga para nós mais de R$20 milhões. Estamos ligados e atentos para isto “finalizou.

Elizabeth Jucá e Mello Jacometti, Marcelo de Souza e Silva e Kathleen Garcia Nascimento, foto Tânia Müller

Milena Andrade Pedrosa – Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo do Governo  de Minas Gerais , Kathleen Garcia Nascimento – Secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais,  e Elizabeth Jucá e Mello Jacometti – Secretária de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais, apresentaram  na ocasião a estrutura macro  do  Plano Executivo da Moda, uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, para que  em 4 anos possam viabilizar  a importância da moda na economia da criatividade, das pessoas que estão nesta cadeia.O projeto  quer implementar e valorizar  ações de visibilidade, como Vestir  Minas Gerais, ação promocional  de diversidade da Moda Mineira, entre outros; formação e capacitação; desenvolvimento das cadeias produtivas da moda; da economia da criatividade,  do patrimônio  e memória,  da inclusão social e geração de emprego e renda e  da sustentabilidade.

Milena Andrade Pedrosa foto Tânia Müller

Marcelo de Souza e Silva , Presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro às Pequenas Empresas de Minas Gerais – SEBRAE Minas e Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL-BH, disse estar honrado  em participar com quatro lideranças femininas ‘ Nestes 16 anos, o Sebrae Minas sempre esteve parceiro do evento e a  CDL-BH, desde do ano passado  faz parte da parceria, patrocinando o  Minas Trend  e movimentando parte desta cadeia com o comércio E isto é muito importante para Minas Gerais, pois une a indústria, o comércio, serviços, o governo., toda a cadeia  contemplável. O Sebrae Minas trabalha muito na moda no Estado, fazendo trabalhos em todos os municípios  que tenham  qualquer tipo de destaque para moda. Fazendo conexões em vários setores,  trabalhando muito com as micros e pequenas  empresas,  aproximando muito  o varejo,  para que consiga  junto com a indústria fazer bons negócios.” concluiu