A Ferragamo defende a sustentabilidade cultural na segunda parte de sua jornada multimídia. A estrela deste capítulo é o novo padrão Gancini Iconic .Trata-se do famoso monograma Ferragamo Gancini, em uma versão retrabalhada que é fresca e envolvente.

 Lançada com a estação Pre-Spring 2021, esta composição criativa se apresenta em calçados, bolsas, pequenos artigos de couro, seda e ready-to-wear. O design único do icônico símbolo Gancini é o foco de uma série de interseções que criam um padrão gráfico enfatizado por preto e branco.

Seguindo a trajetória de Gancini Iconic, a Ferragamo desembarca em Xangai e Hong Kong, em uma viagem de exploração das curiosas tradições locais que avançará com etapas mais surpreendentes.


O mestre de lanternas Huang Hongyu

Em Xangai, a Ferragamo colaborará com o Mestre Huang Hongyu, que está levando adiante a tradição das lanternas chinesas artesanais. Enquanto Hong Kong verá a vez da dupla de arquitetos Dotes e 4 artistas locais.

O Festival Lanterna é realizado no décimo quinto dia do primeiro mês lunar, que em 2021 cai na sexta-feira 26 de fevereiro. Este é o último dia do Festival da Primavera ou Ano Novo Lunar.

Em colaboração com o artista de lanternas Huang Hongyu, a Ferragamo celebra o Festival da Primavera com uma série de instalações temáticas em sua boutique Shanghai Center de 19 a 26 de fevereiro de 2021.

Serão produzidas lanternas especiais Gancini para a ocasião como decoração para artigos da seleção Gancini e Gancini Iconic PS21 na loja, juntamente com outras com as bucólicas estampas de seda Ferragamo.

Para o Ano Novo Lunar, as ruas são decoradas em vermelho e com lanternas para criar um clima de festa abundante como símbolos de alegria e esperança para o novo ano. Hongyu é a segunda geração em uma família de mestres criadores de lanternas.  

Ele vem da cidade de Foshan, na província de Guangdong, famosa por sua fabricação manual destes artigos coloridos. Há tanto amor por esta arte antiga que ela foi incluída na lista do Patrimônio Cultural Intangível Nacional em 2008.

O Gancini Inconic será integrado ao projeto das lanternas em uma fusão criativa do Oriente e do Ocidente, tradição e contemporaneidade.

Em Hong Kong, a Ferragamo de 12 a 18 de março, abrirá um caminhão pop-up itinerante para os produtos Gancini Iconic. Este caminhão é inspirado nos tradicionais bing sutts, literalmente “salas de gelo”, os cafés históricos que foram muito populares nos anos 50 e 60, servindo refrescos na forma de bebidas e comidas típicas geladas.

Para o Gancini Truck, a Ferragamo colaborou com a Dotes, uma dupla emergente composta por Justin Chow e Ka Chi Law (especializada no diálogo criativo entre questões culturais, artesanato e progresso), imaginando um bing sutt dos tempos modernos inspirado no monograma da Ferragamo.  Fusão ideal de diferentes tradições em uma síntese inovadora entre marca e lugar.

O padrão Gancini, em uma paleta de cores com os tons pop típicos dos bing sutts, cobrirá completamente o interior do caminhão e também os móveis tradicionais do restaurante, como os frigoríficos e balcões, que para a ocasião serão transformados em unidades de exposição para a coleção.

O Gancini Truck estará estacionado em três ruas-chave no antigo bairro Sheung Wan, berço da cultura que envolve o bing sutt, uma das mais simbólicas na animada mistura de culturas desta cidade.

Refletindo o apoio total que a Salvatore Ferragamo dá aos artistas locais, o Gancini Bing Sutt Truck não será apenas um caminhão pop-up – será também uma galeria de arte.

Graças a uma chamada para a apresentação de trabalhos de artistas que compõem o Centro Oeste de Hong Kong (CWHK é uma plataforma que apoia galerias, artistas e curadores, com forte estímulo para a cena artística local), 4 obras relacionadas com o bing sutt foram selecionadas e estarão em exposição no caminhão:

_ a memória pessoal da estrela em ascensão na pintura Afa Annfa ligada aos “Cubos de Açúcar”;

_ a pintura colorida de Wai Wai, “Bing Sutt”, retratando os objetos tradicionais encontrados nestes comensais;

_ a foto de Romain Jacquet Lagrèze, “Hong Kong Culture & Emerging Culture”, que captura várias placas de lojas em Hong Kong, testemunho da transformação desta cidade ao longo do tempo;

_“ Mong Kok Disco Tailor”, do fotógrafo inglês baseado em HK Keith MacGregor, que reflete o contraste visual entre as culturas britânica e chinesa.

Nos dias 13 e 14 de março, a Ferragamo também estará organizando uma caça ao tesouro especial com a CWHK para promover visitas às galerias da CWHK e a exposição no Gancini Truck.

Um evento cultural que dura vários dias, uma chance real de compartilhamento e conexão, no qual a Ferragamo colabora com aqueles entrincheirados no tecido criativo de Hong Kong. Uma oportunidade para que os habitantes da cidade redescubram importantes tradições locais, como o bing sutt, que estão diminuindo na vida moderna da cidade.