Na neoclássica Sala delle Cariatidi do Palazzo Reale, no coração da Piazza Duomo de Milão, a Salvatore Ferragamo estreia sua coleção Outono/Inverno 2022, durante a semana de Moda de Milão. Em um cenário imersivo, inspirado na escultura de delicadas obras de arte, a marca apresenta seus novos acessórios masculinos e femininos e a coleção prêt-à-porter. Ao entrar, os hóspedes são apresentados aos acessórios por meio de círculos de cores e passagens de luzes. Ao longo da apresentação, descobrem a coleção, onde ilhas de cubos de perspex coloridos, com efeitos de luz brilhantes, contrastam artisticamente com o eterno e decadente esplendor do local. Ao final do percurso, o vídeo da coleção traz o público a um mundo paralelo para se envolver com os limites da percepção do olho.
Para este outono/inverno 2022, a grife italiana de luxo aposta na mudança global de atitude em direção à casualidade, aplicando uma ressalva crucial: esta é uma coleção construída para demonstrar que roupas categoricamente “casuais” podem ser feitas, escolhidas e usadas com tanto cuidado, discernimento, trabalho artesanal e ironia como qualquer vestido de noite ou smoking. A Ferragamo desconstrói os códigos do “casual” para então reconstruí-los em um espírito de precisão liberal e expressão fluida, com códigos compartilhados entre os gêneros.
As peças de moda feminina apresentam babados dramáticos, um item básico para a noite, mas expressos em uma malha versátil. Uma forma tradicional de roupa de noite é interpretada de forma não convencional em tiras flexíveis de tosquia de subproduto raspado. Um body de malha, inerentemente simples, é usado por baixo de uma mini-saia de couro colada. Um trench incorpora um cinto e um lenço envoltório em sua estrutura para criar uma roupa versátil que pode ser usada de várias maneiras.
Na masculina, o esqueleto de uma silhueta formal é mantido, mas a complexidade desnecessária é reduzida em jaquetas suavemente construídas com coletes inseridos. Parkas verde-oliva acolchoadas Gancini, pulôveres e moletons em nylon sustentável integram os códigos da Ferragamo na substância material das roupas técnicas. Ambos os sexos acessam o athleisure atualizado por meio de calças de moletom de lã de camelo, cardigans e suéteres entregues com detalhes artesanais. E ambos também acessam uma ludicidade irônica e reveladora focada em escala e proporção, em que listras exageradas de grande abertura e remendos pouco ortodoxos se combinam para substituir a “esperteza” da formalidade pela ironia e inteligência da “informalidade”. Estes são looks projetados para desbloquear novas atitudes e caráter contemporâneo.
A Ferragamo remodela seus ícones para amplificar um classicismo casual. A bolsa Ferragamo Studio é apresentada em novos tamanhos e materiais, incluindo relevo prensado com efeito crocodilo ampliado, distorcendo o senso de escala do espectador.
Uma bolsa bucket macia é adicionada à linha, com o fechamento exclusivo da Gancini e uma base cravejada. É feito de bezerro granulado nas cores italianas da estação: Ghiacciaio Blue, Nebbia Green, Agrifoglio Blue, Rafia, Aghi Green e Amaretti Pink.
As versões tecidas em cuoio e cordão demonstram o artesanato e o know-how que está no cerne da Ferragamo. Um novo design de bolsa vem em forma de meia-lua com acabamento selleria: isso apresenta a substancial corrente revestida de couro que também serve como um toque de joalheria em toda a coleção.
Nos sapatos, novos estilos de corrida retrô unissex vêm com uma sola de camada de arco-íris que se refere ao icônico sapato Rainbow de 1938 de Salvatore Ferragamo. Botas de neve, mocassins e hikers apresentam solas ultraleves e proporções sutilmente volumosas em pele de bezerro ricamente tátil. O icônico hardware Gancini é aplicado a estes e uma nova bota de combate, colocada para efeito irônico e surpreendente.