Entre os dias 20 e 26 de outubro, São Paulo recebe a 14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, evento já consolidado como a principal vitrine da gastronomia italiana no país. Realizado anualmente pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, o encontro reúne 20 chefs convidados diretamente da Itália em 20 restaurantes paulistanos, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer a diversidade e a riqueza das cozinhas regionais do Bel Paese. Em 2025, a programação conecta-se à candidatura da “cucina italiana” a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO —sua apreciação está prevista para dezembro deste ano.
“Realizar a Settimana no mesmo ano em que a cozinha italiana é candidata a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO amplia o alcance da nossa mensagem”, afirma o Cônsul Geral da Itália em São Paulo Domenico Fornara. Para ele, o evento reforça que, mesmo em uma cidade onde a cozinha italiana já é tão presente, há um universo de tradições culinárias regionais ainda a ser valorizado. “Cada menu preparado em São Paulo traduz o orgulho de um patrimônio vivo, feito de gestos, técnicas e sabores que atravessam gerações.”
Em sua dinâmica característica, o evento convida 20 chefs que atuam na Itália para participarem desse encontro em 20 selecionados restaurantes italianos de São Paulo. Durante a Settimana, cada um desses endereços representa uma região da Itália e sua identidade culinária: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Liguria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardegna, Sicilia, Toscana, Trentino-Alto Adige, Umbria, Valle d’Aosta e Veneto.
Durante uma semana, os estabelecimentos servem cardápios especiais que representam o “mangiare all’italiana” (comer à italiana) ao proporcionarem uma refeição composta por quatro etapas, com antepasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. As receitas são propostas pelos chefs convidados e preparadas em parceria com os anfitriões e as equipes das casas selecionadas, em um produtivo intercâmbio. Nesse processo, se evidencia a diversidade de cada região da Itália, refletida na variedade de ingredientes de alta qualidade e técnicas de produção tradicionais – vale lembrar que a Itália é um país com mais de 300 produtos agroalimentares com selos de qualidade DOP, IGP e STG.
Os menus criados são servidos no almoço e no jantar e reúnem oito sugestões. Em ambos os períodos, o cliente pode escolher um circuito de três passos, que contempla antepasto, primeiro ou segundo prato e sobremesa, ou o completo, que abrange as quatro etapas. Entre as sugestões estão o antepasto Radicchio, pancetta di maiale e fagioli borlotti, radicchio (barriga suína curada e creme de feijão-rajado), típico do Friuli-Venezia Giulia; um primeiro prato tradicional da região da Toscana, o Tortelli maremmani con ragù di carne e pecorino stagionato (massa recheada com ricota e espinafre, servida com ragu de carne e queijo pecorino curado); e o segundo prato Ricciola alla puttanesca (peixe cozido com tomates-cerejas, alcaparras e azeitonas, acompanhado de batatas amassadas com ervas), representando a Campania. Na lista de sobremesas, o famoso cannolo siciliano, recheado com ricota, creme de baunilha e pistache, guarnecido de sorvete de laranja caramelizada.
Os restaurantes que recepcionam a Settimana della Cucina Regionale Italiana foram selecionados pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e por Gerardo Landulfo, delegado no Brasil da Accademia Italiana della Cucina. Landulfo é responsável pela interface entre restaurantes paulistanos e chefs italianos e por assegurar os preceitos da tradicional culinária do país europeu. O intuito do evento é que cada restaurante funcione, durante uma semana, como uma “embaixada” da cozinha típica da região homenageada. “A curadoria busca equilibrar tradição, diversidade e inovação, garantindo que o público encontre tanto casas consagradas quanto novos endereços capazes de traduzir a riqueza das vinte regiões italianas”, afirma Landulfo
O elenco de chefs italianos convidados deste ano reúne veteranos na Settimana, estreantes no evento e profissionais premiados, cinco deles ligados a restaurantes estrelados pelo guia Michelin (Luca Abbruzzino, do Abbruzzino, na Calabria; Paolo Masieri, do Paolo & Barbara, na Liguria; Domenico Burdo, do Quintessenza, na Puglia; Giuseppe Causarano, do Votavota, na Sicilia; e Cristian Tezzele, da Osteria Acquarol, no Trentino-Alto Adige). Reforçando o time de chefs, Claudio Rocchi, do Lazio, fluente em português, comanda aulas práticas de culinária a alunos da ETEC/ICIF, da Universidade Anhembi Morumbi, do Mackenzie e do Senac. Na lista de atividades abertas ao público e gratuitas, constam a mostra fotográfica “La Cucina Italiana”, no Istituto Italiano di Cultura, palestras sobre a candidatura da cozinha italiana a patrimônio da UNESCO) e workshops de receitas e ingredientes italianos, de 20 a 26 de outubro, no “Sabores da Itália”, evento promovido pelo supermercado e empório Casa Santa Luzia.
Sobre os restaurantes participantes, menus, preços e chefs convidados, consulte: www.settimanacucinaitaliana.com