A sexta edição da competição Scania Driver Competitions (SDC) registrou um total de 42.516 inscrições. Os mais bem colocados nas fases 1 e 2 partirão para a etapa seguinte, as finais regionais presenciais, realizadas em dois períodos de provas, em setembro e outubro. Os 60 melhores duelam na semifinal, da qual permanecerão 27 para a final nacional. Os três primeiros dessa disputa estarão credenciados para a final América Latina, com os três melhores motoristas de caminhão da Argentina, do Chile e do Peru. O vencedor ganhará um Scania Streamline R 440 6×2 zero km.
A ação da Scania tem por objetivo valorizar a profissão, a importância do treinamento dos caminhoneiros e a segurança nas estradas. Nas três primeiras edições da competição (2005, 2008 e 2010) as inscrições eram apenas por cadastro em papel. Para acompanhar uma tendência do mercado, de caminhoneiros cada vez mais conectados, a partir de 2012 o cadastro poderia ser feito pela internet. Menos de 5 mil optaram pela alternativa. Em 2014, o número dobrou para 10 mil inscritos online. “De olho nesse movimento, para 2016 decidimos fazer as inscrições apenas pela internet. Comprovamos essa tendência, pois quadruplicamos o número de inscritos para esta edição em comparação com o total registrado no torneio de 2014”, afirma Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.
“A Scania é referência em transporte sustentável e se orgulha do legado que deixa a cada edição da disputa. É por isso que investimos tanto em treinamento e somos a única fabricante a promover uma competição entre motoristas focada na qualificação”, explica Furlan. “Acreditamos que o condutor é o elo na cadeia de transporte que pode mudar as estatísticas de acidentes nas estradas. A experiência de edições anteriores comprovou que um motorista capacitado tem papel fundamental para tornar as viagens mais produtivas, reduzindo o consumo de combustível e contribuindo para o meio ambiente.”
O SDC 2016 recebeu registros de todas as regiões. No ranking do número de cadastros, dez Estados lideraram: SP (21,6%), PR (16,9%), RJ (10,7%), MG (9,2%), BA (7,5%), RS (6,9%), SC (6,4%), MT (6,3%), RO (4,3%), ES (2,3%). Os homens foram a maioria mais uma vez com 99,1%. Em relação à situação profissional, os empregados de transportadora dominaram com (64,1%), seguidos por autônomos (32,4%), agregados (2,2%) e terceirizados (1,1%). A concorrência para passar à terceira fase foi acirrada. Dos 40 pontos possíveis nas duas primeiras etapas, a média geral foi de 29,5 pontos. “Foi sem dúvida, uma média alta. A edição 2016 foi a mais difícil para os competidores”, conclui Machado.