Na última semana a ABF (Associação Brasileira de Franchising), divulgou o balanço anual do mercado de franquias em 2015. O setor registrou no ano passado um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,593 bilhões.
Um dos segmentos que contribuiu para esse crescimento foi o de Serviços Automotivos, que ficou com a quinta posição, registrando um crescimento de 8,8% no faturamento. Uma marca que comprova esse crescimento é a Doutor Lubrifica, rede de franquias que oferece manutenção automotiva delivery, que faturou R$ 13 milhões em 2015, com crescimento de 60% em relação a 2014. Com 109 unidades em todo o país, a expectativa da rede é chegar ao final do ano com 150 unidades em funcionamento.
No mercado desde 2014, a rede oferece serviços como troca de óleo, troca de filtros, higienização de ar condicionado e eco lavagem (lavagem a seco), que são executados no local de preferência do cliente, seja no trabalho, residência etc. Para Diego Oliveira, diretor de franquias, o crescimento da rede mesmo em um período de retração econômica se da principalmente por oferecer serviços que são de necessidade, como troca de óleo. “A frota brasileira é grande e todos os veículos necessitam dessa manutenção, por isso temos um público amplo para alcançar. Além disso, nós levamos comodidade do serviço delivery e qualidade”.
A rede vem demonstrando uma expansão arrojada neste início de ano. Em janeiro foram cinco unidades inauguradas e em fevereiro abrirá mais quatro, expandindo para Piauí, Minas Gerais e Distrito Federal. A rede espera um crescimento de 50% para 2016, e para alcançar essa meta vai fortalecer o investimento em marketing, já que oferece um novo conceito de negócio.
Para quem quer abrir uma unidade, o valor de investimento inicial é de R$ 67 mil a R$ 107 mil. O tempo de retorno de investimento é entre 18 e 24 meses.