Em um ano em que as empresas comemoram a plena retomada das atividades econômicas, a ABF — Associação Brasileira de Franchising celebra também um recorde de marcas inscritas e a entrega dos troféus às selistas na 32ª edição do Selo de Excelência em Franchising. Principal chancela do mercado de franquias brasileiro, o SEF 2023 contou com 360 marcas que se inscreveram para receber a Pesquisa de Satisfação, que é respondida pelos respectivos franqueados, e 352 que concorreram ao Selo. A Cerimônia de Entrega do Selo de Excelência em Franchising reuniu cerca de mil participantes, entre eles representantes das marcas chanceladas e líderes do setor, em um jantar de gala na noite dessa sexta-feira, 5 de maio, no Golden Hall do WTC, em São Paulo.
O número de redes selistas corresponde a 64% do total de inscritas, sendo que 225 delas foram consagradas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2023 e 8 redes se inscreveram apenas para a Pesquisa. Além disso, a entidade registrou neste ano 44 marcas estreantes.
Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “ao longo dos anos o Selo tem evoluído e incorporado a própria evolução do mercado de franquias, trazendo para dentro da pesquisa, por exemplo, atributos relacionados a inovação e práticas de ESG. Receber o Selo de Excelência é um sinal de que a empresa está no caminho certo, o que pode resultar em maior visibilidade, credibilidade no mercado, além de atrair investidores e franqueados interessados em fazer parte da rede. Como catalizadora do franchising íntegro, refletido no próprio Selo de Excelência, a ABF reconhece todas as marcas inscritas e parabeniza as chanceladas”.
De acordo com Cristina Franco, presidente do Conselho da entidade, “por meio do Selo de Excelência em Franchising, a ABF cumpre parte da sua missão, de fomentar as melhores práticas e valorizar todas as redes participantes, inscritas e selistas, por demonstrarem atuar de forma ética e íntegra, entregando a chancela àquelas que em suma a conquistaram por meio dos seus franqueados, e cujos valores e propósitos simbolicamente estão expressos no Selo”.
O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos; e Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.
A ABF premiou com um troféu especial as franquias que se destacaram na Pesquisa do Selo de Excelência em Franchising em cada uma das quatro categorias do Selo: na categoria Pleno a rede Lig Lig foi a premiada; na Sênior projetou-se a Pizza Crek; na Máster destacou-se a Griletto; e na categoria Mega a Prudential alcançou o melhor desempenho.
Foram homenageadas também de forma especial as redes que conquistaram até esta 32ª edição, números expressivos da chancela: 10, 15 e 20 SEFs. São elas: Ambev — Quiosque Chopp Brahma, Auxiliadora Predial, Calçados Bibi, iGUi, On Byte, GOU e Guia-se com 10 selos; Cebrac — Centro Brasileiro de Cursos, Fastframe — Moldura na Hora, Flash Courier e Localiza com 15 chancelas; Astral, Vivenda do Camarão e World Tennis, com 20 Selos.