Consolidando-se como uma das principais incentivadoras da cultura regional de Norte a Nordeste do Brasil, a Solar Coca-Cola estará presente em 27 festivais regionais e de São João por meio de patrocínio a festividades culturais. A engarrafadora com raízes no Nordeste, e que recentemente concluiu expansão no Norte, é a segunda maior do Sistema Coca-Cola do País e está presente em 70% do território brasileiro. Com essa capilaridade e incentivando a pluralidade cultural das regiões em que está inserida, a Solar conseguirá atingir eventos que somam quase 7 milhões de público estimado neste período de Festas Juninas.
Para este circuito junino e julino, a Solar estará presente, por meio das marcas de seu portfólio, em 15 cidades. No Nordeste, região onde o São João é uma marca cultural e uma força propulsora da economia, a fabricante apoia festejos em 13 cidades dos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Maranhão e Ceará. Além do icônico São João de Caruaru (PE) e de festejos em Campina Grande (PB), assinados por Kuat, a cidade de Salvador (BA) e municípios do interior do Estado também serão contemplados, com patrocínio encabeçado por Coca-Cola.
Em seu estado-sede, o Ceará, a capital Fortaleza, e a cidade de Sobral, bem como o São João de Maracanaú, terão festejos patrocinados. Já no Maranhão, além da festa tradicional em São Luís, o badalado São João da Thay também está incluso entre as festividades com patrocínio da Solar Coca-Cola. Em solo maranhense, a marca que assina o patrocínio é o tradicional Guaraná Jesus.
“A Solar já possui um histórico de apoio a grandes eventos nacionais e regionais, que para além das estratégias comerciais, fomentam a cultura, e impactam positivamente no desenvolvimento socioeconômico e na geração de renda para as regiões em que estamos presentes. É com essa proximidade e respeito às particularidades regionais, que conseguimos nos conectar com nossos consumidores e fazer destas grandes manifestações culturais, ocasiões para que o público crie ainda mais identificação com nossas marcas” destaca Natasha Castro, gerente de Conexão e Experiências da Solar Coca-Cola.
Seguindo com seu fomento aos festejos culturais e folclóricos, pelo menos oito eventos estão recebendo patrocínio no Amazonas, em um período importante, quando o Estado transborda as cores azul e vermelho dos Bois Caprichoso e Garantido. Além do tradicional Festival de Parintins que é realizado entre junho e julho, celebrações como a Arena Planeta Boi, o Bar do Boi Caprichoso, o Curral do Boi Garantido e a Festa dos Visitantes, são algumas das festividades fomentadas pela engarrafadora.
Com estas ações, a Solar Coca-Cola espera contribuir para o impulsionamento da economia local de cada cidade, bem como a nível regional. Além de se fazer presente com suas marcas, a fabricante quer impactar os clientes com experiências, ativações e iniciativas que gerem identificação com a pluralidade de público de cada um dos eventos que estará patrocinando.
Com o objetivo de ser referência em ESG (ambiental, social e governança), e se destacar ainda mais no âmbito da gestão de resíduos sólidos, a Solar Coca-Cola também está trazendo o tema da reciclagem para as grandes festas de São João que está patrocinando. A ideia é, além de fomentar economicamente estes festejos, a fabricante estará também realizando ações sustentáveis com impacto social.
O Recicla Solar, projeto de incentivo à cadeia de reciclagem da Solar Coca-Cola, estará presente nas festas juninas de Caruaru, e no São João de Maracanaú, no Ceará.
Somente nos cinco primeiros meses de 2023, o Recicla Solar já coletou mais de 12 toneladas de resíduos em parceria com grandes eventos, como Carnaval de Olinda e Festival de Verão de Salvador. Desde sua implementação, em 2021, o projeto já recolheu mais de 10 mil toneladas de resíduos sólidos, que deixaram de parar em lixões e aterros sanitários para retornarem à cadeia circular da logística reversa.