O Ubook, startup brasileira focada no serviço de audiolivros por streaming, iniciou em maio o processo de internacionalização de seu serviço, levando seu DNA e mesmo tipo de atuação que opera no Brasil para o México, Chile e Colômbia. Com isso, a partir de agora, os usuários destes três países também poderão contratar o serviço do Ubook.
“Desde a concepção, o Ubook foi projetado para atuar no mercado global. Logo no lançamento o site e aplicativo já estavam disponíveis nas versões inglês e espanhol, fazendo com que, mesmo antes do início da operação internacional, já tivéssemos um percentual significativo de consumidores fora do Brasil. O diferencial, porém, está na parceria firmada com as operadoras de telefonia celular nesses países, deixando o serviço mais acessível ao consumidor, pois possibilita que a cobrança da assinatura seja feita pela operadora, na conta ou abatendo do crédito pré-pago”, explica Flávio Osso, CEO do Ubook.
A estratégia de utilizar as operadoras de telefonia como meios de pagamento local faz-se importante principalmente em países onde o percentual da população bancarizada ou com acesso ao cartão de crédito ainda é baixo. Atualmente, o Ubook tem parceria com todas as operadoras de telefonia móvel do Brasil. O mesmo é esperado no México, onde o percentual da população com acesso a cartão de crédito é baixo. Entre sua população de 130 milhões de habitantes, existem apenas 30 milhões de cartões de crédito no México.
Isto não significa, entretanto, que os mexicanos não são adeptos de compras por celular. Pesquisa da Adyen aponta que o México possui uma das maiores porcentagens de tráfego de internet proveniente de telefones celulares do mundo e é um dos 22 países que lideram a tendência para o comércio móvel. Além disso e por acreditar no potencial de divulgação dos audiolivros, o México está implementando uma política de incentivo aos conteúdos em áudio. A Câmara Nacional da Industrial Editorial Mexicana (Caniem) realiza análises mais profundas para entender esse mercado e já implementou um projeto nas bibliotecas para impulsionar o consumo de audiolivros.
O e-commerce eletrônico é um termômetro utilizado como base para a instalação das operações do Ubook, pois o perfil de consumo digital dos consumidores é essencial para as empresas que oferecem serviços por streaming, formato de transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo sem a necessidade de fazer download, o que torna mais rápido o acesso aos conteúdos online. Este foi um dos fatores que impulsionou o início das operações da empresa na Colômbia. Segundo dados da Câmara de Comércio Eletrônico da Colômbia, o e-commerce fechou 2017 realizando 87 milhões de transações, o que representa crescimento de 36% na comparação com o ano anterior. Em valores, o e-commerce fechou 2017 movimentando $ 17,1 bilhões.
O consumo digital, com a disseminação dos aplicativos e o avanço dos serviços por streaming, não é o único fator, contudo, que tem contribuído para a expansão do segmento de audiolivro no mundo. Os principais motivos que incentivam o crescimento deste mercado são: a falta de tempo para sentar e ler um livro e a produção cada vez mais elaborada dos conteúdos em áudio.
No Brasil, o Ubook se responsabilizou pelo aumento do número de obras em áudio em português. “Investimos muito na produção de audiolivros em português, pois, quando começamos, a quantidade de títulos disponíveis era pequena. Além disso, optamos por produzir muitas obras para garantir a qualidade do serviço entregue ao nosso usuário. Queremos assegurar que quem escuta um audiolivro pela primeira vez tenha uma experiência prazerosa e inesquecível”, conta Osso. Com três anos e meio no mercado, hoje o Ubook já conta com milhares de títulos em seu catálogo. “Estamos começando a operação no México, Chile e Colômbia com mais de dez mil audiolivors em inglês e espanhol. Além disso, estamos em constante trabalho de compras de direito e licenciamento de conteúdos em diversas línguas para sustentar essa expansão. E vamos iniciar uma produção própria de conteúdo em espanhol, com estúdio na Colômbia”, adianta o CEO.
Mesmo com pouco tempo de mercado, o Ubook já é reconhecido internacionalmente pela qualidade dos serviços prestados. Não à toa, a empresa foi indicada e uma das finalistas neste ano da premiação Excellence Award 2018 na categoria Editora de Audiobooks do Ano, prêmio concedido pela Associação Britânica de Editores, em exaltação à Feira do Livro de Londres que ocorreu em março deste ano. Esta foi a primeira vez que a categoria foi incluída na premiação, o que comprova a força que os audiolivros têm conquistado mundialmente. O segmento foi também destaque da Feira Internacional do Livro de Frankfurt no ano passado, a maior feira editorial do planeta. Ainda este ano, em novembro, o Congresso de Ebook de Barbastro, na Espanha, definiu como um de seus temas o crescimento do audiolivro como nova maneira de fomentar a literatura e a leitura.
Embalado pelo forte aquecimento deste mercado, Flávio Osso adianta que México, Chile e Colômbia são apenas o começo da internacionalização dos serviços do Ubook. “Ainda este ano iniciaremos operações em outros países da América Latina e também começaremos a operar na Europa, totalizando 12 países onde o Ubook atuará ativamente até o final de 2018”, revela o CEO.