A Stellantis, uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo, começou o segundo semestre de 2023 mantendo sua liderança nos principais mercados da América do Sul. No Brasil, a empresa encerrou o mês de julho com 367 mil veículos comercializados no acumulado do ano, com uma participação de mercado de 31,9%. Já a Argentina contou com 11,9 mil veículos registrados e 30,8% de market share. No Chile, as vendas somaram 21,7 mil unidades e garantiram a liderança com 30,9% de participação.

 

No Brasil, em julho,  emplacou 64.019 veículos , representando um acréscimo de 4.825 unidades em relação ao mês anterior, e 29,7% de participação nas vendas. Entre os 10 modelos mais vendidos no acumulado do ano, quatro são da Stellantis: a picape Fiat Strada, que é o veículo mais vendido no Brasil, além dos Fiat Argo e Mobi e do Jeep Compass.

A Fiat, no sétimo mês do ano, liderou o mercado nacional, emplacando 44.393 unidades e garantindo 20,6% de market share. Além disso, a marca conquistou a liderança no varejo com 19,1% de share no canal e mais de 22.156 unidades emplacadas, 4.437 unidades à frente da segunda colocada. A Fiat também garantiu a liderança nos segmentos de picapes com 41,5% de participação e vans com 38% da fatia da categoria.

Já no acumulado do ano, a Fiat mantém a liderança com 21,8% de market share e 251.228 unidades emplacadas, o que representa mais de 72 mil unidades à frente da segunda colocada. Também é da Fiat o título de carro mais vendido do Brasil, com a Strada, que possui 60.931 unidades emplacadas.

 

Em julho, a Jeep manteve mais uma vez a liderança entre os SUVs e comercializou 11.709 unidades no mercado brasileiro. Essas vendas contribuíram para que a marca chegasse a 75.115 emplacamentos no acumulado do ano no país.

Entre os destaques do mês está o Jeep Compass, que alcançou a marca de 4.707 vendas em julho e mais de 35 mil no acumulado do ano, com 42,8% de participação entre os C-SUVs em 2023. Já o Jeep Commander emplacou 1.408 unidades. No acumulado do ano, o Commander conta com 11.921 unidades vendidas e 28,4% de participação na categoria. No segmento B-SUV, o Jeep Renegade comercializou 5.556 unidades, um crescimento de 36% em relação ao mês anterior, o que garantiu uma posição no TOP 3 do segmento em julho.

 

A PEUGEOT continua em ritmo acelerado nas vendas de 2023 e fechou o mês de julho entre as 10 marcas automotivas que mais venderam no mercado brasileiro. Com 3.839 unidades emplacadas somente neste mês, a Marca atinge o melhor volume alcançado no ano de 2023. O desempenho representa um aumento de 31%, ante o mês anterior, do mesmo ano (jun/23 = 2.928) e, 10% na comparação com julho de 2022 (3.492).   Em julho, alcançou também a 5ª posição entre os carros mais vendidos no segmento B-Hatch, com o PEUGEOT 208. A Marca comercializou 11% a mais do modelo, em comparação a julho de 2022.

 

A Citroën ampliou sua participação de mercado no mês de julho para 1,5%. O crescimento da marca precede a chegada dos próximos modelos do projeto C-Cubed, com um veículo inédito e o Novo SUV C3 Aircross, além do Novo C3. O hatch com atitude SUV, aliás, encerrou o mês de julho com mais de 3.000 unidades vendidas, alcançando os 1,4% de participação no concorrido segmento de B-Hatches. Já no segmento de veículos comerciais, o Citroën Jumpy obteve 15% de participação de mercado e continua firme na vice-liderança entre os furgões compactos, com mais de 1.000 unidades vendidas ao longo de 2023.

 

Nos primeiros sete meses do ano, a Ram acumulou 5.369 emplacamentos, 6,19% a mais do que o resultado de 2022 inteiro (5.056). Os 736 registros de julho representaram 18,51% de crescimento sobre o mês anterior, com destaque para a 1500 e a Classic, com 204 e 184 unidades, respectivamente.  O total deste ano é composto basicamente pelos modelos importados da América do Norte, pois a Rampage, nova picape da Ram desenvolvida e produzida no Brasil, ainda não começou a ser entregue. Mas vale ressaltar o sucesso da pré-venda que, com pouco mais de um mês e meio, contabiliza mais de 6,5 mil pedidos

 

No mercado argentino, a empresa  continua a liderar , de janeiro a julho, registrou vendas de 81.499 veículos, o equivalente a 30,8% de market share. A Fiat acumulou no período mais de 36 mil unidades vendidas e 13,8% do mercado, seguida por PEUGEOT, com 29,7 mil veículos emplacados e 11,3% do mercado. Citroën contabiliza 2,4 mil unidades vendidas (3,1%) e Jeep chega a julho com 3.927 emplacamentos (2,4%). O modelo mais vendido na Argentina é o Fiat Cronos, seguido pelo Peugeot 208.

 

No Chile  lidera também o mercado, com 21.747 unidades comercializadas no acumulado do ano e 11,93% de participação de mercado. A marca PEUGEOT é a sétima colocada no ranking do mercado chileno, com 2.802 unidades e 1,54% de participação acumulada desde janeiro. O utilitário Partner foi o terceiro modelo mais vendido no país em julho.