Com um evento em São Paulo, Ricardo Patrocínio vice- presidente Fragrâncias América Latina, Fernando Levy, Diretor de Marketing da América Latina para divisão de Consumer Fragrance e líder global do Programa HygieSym™, e executivos, a Symrise, fornecedora global de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos, após dois anos de intensa pesquisa ouvindo mais de 150 consumidores e experts em sete países, lançou a última inovação do seu programa global HygieSym™: um design inédito de fragrâncias para a nova era pós-pandêmica com uma inovação holística que engloba, muito além da higiene: saúde, bem-estar e sustentabilidade. O lançamento está sendo feito concomitantemente com o resto do mundo.
“O que vemos é uma oportunidade de combinar o lado sensorial da fragrância como forma de entregar maior conexão emocional e de bem-estar, e agregar a sustentabilidade como ponte para inovação em um mesmo produto: responsável, acessível e completo – Nosso objetivo é consolidar a Symrise como o parceiro estratégico em Higiene, Saúde e Bem-estar, junto aos nossos parceiros da indústria de fragrâncias, cuidados pessoais e com a casa para entregar as mais avançadas inovações em fragrâncias, de forma segura e sensorialmente prazerosa para os consumidores e com impacto positivo para o planeta”, disse Ricardo Patrocínio, vice-presidente da Divisão de Fragrâncias da América Latina.
A inovação é fruto do insight do time multidisciplinar da Symrise, que conta com perfumistas, profissionais de Marketing e Inteligência do Consumidor, Pesquisa e Desenvolvimento e avaliadores olfativos, que interpretou uma nova era pós-pandêmica intergeracional – cinco gerações impactadas simultaneamente pelo mesmo fenômeno capaz de mudar hábitos, especialmente relacionados à higiene. Batizada pela Symrise, a Geração H™ (de Higiene), trouxe novas
demandas e expectativas sobre higiene e o novo papel da fragrância, que agora tem poder de elevar saúde e bem-estar.
“Estamos em uma nova era global transgeracional e vivenciando as mais contraditórias emoções ao nos sentirmos vulneráveis enquanto seres humanos. Essa experiência sem precedentes resultou em um novo conceito de higiene, que vai além do significado de limpeza e funcionalidade. A higiene, mais do que nunca, inclui saúde e bem-estar em um nível físico e mental” explica Jeannine Dzuroska, vice-presidente Global de Inteligência de Mercado e insights de Consumidor da divisão de Consumer Fragrance da Symrise.
Para Fernando Levy, ,o estudo permitiu decodificar uma expectativa em comum desta Geração H™ em relação ao novo papel da fragrância: o frescor amplia seu protagonismo em novas fronteiras olfativas, com diferentes facetas, de acordo com diferentes perfis de consumidores. “Encontramos quatro arquétipos motivacionais de consumidores da Geração H™. Cada um com sua particularidade busca soluções específicas em torno da fragrância, que nomeamos da seguinte forma: Os Guardiões, Os Resilientes, Os Conscientes e Os Otimistas”, explica o diretor de Marketing da América Latina para divisão de Consumer Fragrance e líder global do Programa HygieSym™.
Para buscar as novas interpretações olfativas do frescor, a Symrise embarcou em expedições pelo mundo com a missão de reimaginar novas perspectivas olfativas inspiradas pela natureza, de forma sustentável. Os destinos foram selecionados, inspirados pelos anseios de cada um dos perfis de consumidores. Smile Gao e Suthathip T., perfumistas situadas na China, explicam que os Guardiões buscam resgatar a sensação de controle e segurança. “Por isso, recriamos o novo frescor que combina sensação de proteção com conforto inspirado no ritual tradicional da cerimônia dos chás chineses.”
Já os Resilientes são exploradores natos, buscando novas perspectivas com olhar positivo para o futuro. “Para representá-los, encontramos a leveza de uma fruta tropical no meio da floresta subtropical norte-americana: o Paw Paw. Uma fragrância inesperada com notas multifacetadas que remetem a uma combinação de frutas amarelas”, revela Dirk Braun, Master Perfumista baseado nos Estados Unidos.
No Brasil, as perfumistas Marilia Duarte e Fanny Grau, foram até a Chapada dos Veadeiros e criaram de forma muito autêntica a representação olfativa daquele lugar mágico. “Para os Conscientes, ávidos por um despertar transformador, recriamos uma essência fresca que convida a uma re-higienização do corpo e da alma, uma verdadeira reconexão com o ritmo da natureza”disseram
Enquanto os Otimistas buscam reviver o melhor da nostalgia com todas as suas boas vibrações, compartilham esses momentos de forma coletiva. “A Andalucia foi a nossa inspiração para recriar a faceta do frescor mais autêntico e vibrante”, exalta Clito Hödicke, Master Perfumista que viajou para o sul da Espanha em busca dessa interpretação.
As expedições olfativas para os quatro cantos do mundo resultaram em oito criações olfativas que mimetizam a natureza em sua forma mais autêntica, ética
e responsável, sem extrair a matéria-prima original: os Vitessences™. A tecnologia sustentável ScentTrap recria a riqueza da natureza revelando os mais autênticos aromas refrescantes que interpretam as motivações em higiene dos consumidores no mundo pós-pandêmico. Todos Vitessences™ apresentam novos perfis do frescor, assim como refletem o DNA e compromisso da Symrise com a sustentabilidade como parte do seu modelo de negócios ao serem >70% biodegradáveis e >50% renováveis.
“O design proprietário de Fragrâncias Symrise para essa nova era pós-pandemia inova por sua capacidade holística não apenas no aspecto funcional, porém emocional, tão importante para essa nova geração” comenta Valéria Quadros, diretora de Avaliação de Fragrâncias Consumer Fragrances para América do Sul.
Enquanto os novos Vitessences™ possibilitam novas fronteiras hedônicas de frescor autêntico com altos padrões de credenciais de sustentabilidade, as fragrâncias criadas para aplicação em multicategorias como perfumaria fina, de cuidados pessoais e para a casa apresentam a exclusiva tecnologia Anti Microbial-Odor*. “Composta por Vitessences™ e Fractives™ as fragrâncias são criadas a partir de uma paleta de mais de 130 matérias-primas e óleos essenciais com propriedades antimicrobianas por literatura, que atuam contra odores causadores de bactéria.”, comenta Timothy Evans-Lora, Líder de Pesquisa e Desenvolvimento do Programa HygieSym™.
Considerando como aprendizado da pesquisa que a fragrância se torna o grande direcionador de compra não apenas para higiene como para o bem-estar mental, o novo design em fragrâncias higiênicas sustentáveis da Symrise é reforçado pela Tecnologia Actimood™, que conta com ingredientes que ativam e potencializam diferentes tipos de humor por meio da Gen-Isys, metodologia proprietária da marca, pioneira no segmento em validação exclusiva de fragrâncias por Neurociência.