A TAM Aviação Executiva, representante de vendas exclusiva no Brasil da Beechcraft, Cessna, Bell e FlightSafety International, desembarca pela 15ª vez no maior evento de agronegócio da América Latina, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), que acontece de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a participação do agronegócio no total do PIB brasileiro ficou em 24,8% em 2022.    A boa movimentação do setor também influencia na aviação executiva. A prova disso é que na TAM AE praticamente metade de todas as aeronaves entregues ano passado foram para o agronegócio. Entre os modelos, estão as aeronaves a pistão, turbo-hélices, jatos e helicópteros. Vale destacar que a linha King Air é uma das queridinhas do agronegócio, graças a sua versatilidade, robustez e confiabilidade, atributos indispensáveis para as operações no setor.
Para Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.“Cada vez mais, o agronegócio utiliza aeronaves para suas operações. Diante desse cenário, nossa participação na Agrishow é fundamental, já que traz uma oportunidade única dos empresários e pilotos terem contato direto com as suas próximas ferramentas de trabalho, as aeronaves”, explica
Pensando nesse público, a TAM AE levou para  Ribeirão Preto algumas das suas melhores soluções em aeronaves executivas. No estande, estão expostos dois modelos que são sucesso de vendas: o Cessna Grand Caravan EX e o Cessna T206H Turbo Stationair. Essas aeronaves possuem características essenciais para o agronegócio, como o fato de serem econômicas, capacidade de transportar muita carga, versatilidade e a possibilidade de decolar e pousar em pistas curtas e não pavimentadas, muito comuns em fazendas e propriedades ligadas ao agro.
Presentes também no aeroporto de Ribeirão Preto,  com três modelos disponíveis para voos demonstração: um turbo-hélice Beechcraft King Air 360, um Jato executivo Cessna Citation M2 Gen2 e um helicóptero Bell 505. O objetivo é mostrar na prática como as aeronaves podem agregar às operações do agro e corroborar para o sucesso dos negócios. A equipe comercial está na feira e aeroporto apresentando as suas soluções em atendimento aeroportuário doméstico e internacional, hangaragem e táxi-aéreo, além dos serviços de suporte e atendimento ligados à manutenção de aeronaves — todos devido à forte demanda vinda do agro.
Confira a seguir, as soluções apresentadas pela TAM AE durante a Agrishow:

Cessna Grand Caravan RX é uma das aeronaves mais tradicionais do mercado de aviação executiva e, sobretudo, do setor de agronegócio. O modelo possui mais de 3.000 unidades entregues em mais de 35 anos de produção, sendo operado ao redor do mundo todo. Com seu alcance, é possível voar de São Paulo a Cuiabá sem escala.

Sua cabine ampla permite rápida reconfiguração, adaptando-se perfeitamente a qualquer necessidade, seja para o transporte de cargas, bagagens ou até nove passageiros (mais tripulação). Além disso, o modelo oferece melhor performance de subida e maior velocidade de cruzeiro em relação ao seu antecessor, podendo chegar a 185 kts (343 km/h) e atingir até 25 mil pés de altitude, com um alcance máximo de até 1.689 km (a 10.000 pés em cruzeiro econômico e 45 minutos de reserva).

O Brasil é o segundo maior mercado da linha Beechcraft King Air, atrás apenas dos Estados Unidos, com uma frota ativa de mais de 600 máquinas.  Essa aeronave é uma escolha popular entre os clientes das grandes cidades que precisam se conectar com as fazendas ou fábricas em áreas remotas no interior do país.

Com capacidade para até onze pessoas, um alcance máximo de 1.806 milhas náuticas (3.345 km) e uma velocidade máxima de cruzeiro de 312 ktas (578 km/h), o King Air 360 é uma das aeronaves preferidas dos clientes em todo o mundo. As últimas atualizações oferecem ainda mais motivos para a escolha dessa aeronave.

Uma das principais evoluções do King Air 360 é o Autothrottle de série, gerenciando automaticamente a potência do motor desde a decolagem, fase de cruzeiro, descida e pouso, o que faz com que os pilotos tenham uma carga de trabalho reduzida. Além disso, o sistema controla a potência ideal automaticamente, com monitoramento de parâmetros como torque e temperatura.

Outra atualização importante no cockpit é o novo sistema de pressurização digital, que ajusta automaticamente a pressão da cabine durante a subida e descida, reduzindo a carga de trabalho dos pilotos e aumentando o conforto geral do passageiro. Os indicadores do sistema foram integrados à suíte de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion.

 

 

As últimas atualizações da aeronave Cessna Citation M2 Gen2 reforçam o foco do modelo no conforto do piloto e dos passageiros, assim como na produtividade. Uma aeronave cuidadosamente projetada desde a frente à parte traseira, o Citation M2 Gen2 traz uma experiência de cabine aprimorada, que inclui novo interior premium, iluminação ambiente aprimorada, porta-copos iluminados remasterizados e compartimento de bagagem adicional, acessível por dentro da cabine.

A produtividade também foi reforçada com o que temos de mais recente em tecnologia na cabine, como recursos de carregamento sem fio e portas USB-A em cada assento da cabine. No cockpit, três polegadas de espaço para as pernas foram adicionadas à posição de copiloto, para proporcionar maior conforto. Além disso, a entrada da cabine foi melhorada para garantir a durabilidade e uma manutenção facilitada.

O Bell 505 é um dos modelos mais vendidos pela Bell no Brasil — vale destacar que 10% da frota mundial desse modelo está no país. A aeronave possui tecnologia de ponta, é o único na categoria com aviônicos Garmin G1000H NXi, equipado com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Safran HE Arrius 2R, com sistema FADEC de duplo canal e intervalo de revisão geral de 3.000 horas ou 14.000 ciclos. O Bell 505 conta também com tecnologias exclusivas para seu segmento, como os sistemas antivibração Live e Frahm, que garantem maior conforto durante o voo, e o modelo de manutenção MSG-3, aumentando o intervalo entre as paradas para manutenção e reduzindo o tempo em solo.

Outro segmento que apresentou excelentes resultados ao longo dos últimos dois anos dentro do Agro é o de Fretamento, Gerenciamento e Administração de Aeronaves, e Atendimento Aeroportuário (FBO).  Recentemente, a TAM AE conquistou duas certificações mundiais: a IS-BAH e a IS-BAO, ambas concedidas pelo International Business Aviation Council (IBAC). Tal feito atesta que a TAM AE segue as melhores práticas para atendimento aeroportuário doméstico e internacional e também em operações de voo, além de colocar a empresa em outro patamar, já que algumas das mais importantes e renomadas companhias do mundo só permitem que seus executivos utilizem voos fretados de empresas que possuam essa certificação.
Como o Brasil possui dimensões continentais e os voos comerciais não alcançam todo o país, a procura por voos fretados cresce a cada dia. O serviço de fretamento é diferenciado, exclusivo e privado, segue altos padrões de segurança. A TAM AE oferece uma frota moderna e bem diversificada de aviões e helicópteros, atendendo as diversas necessidades das missões de nossos clientes no Brasil e no exterior. Além disso, oferece os trâmites de segurança e imigração em áreas exclusivas, salas de embarque privativas, equipe dedicada e acompanhamento das operações 24 horas por dia, refeições exclusivas e higienização das aeronaves a cada voo.
O mercado de gestão de frotas, por sua vez, já estava em crescimento antes da pandemia e se manteve crescendo. “Estamos em um ótimo momento para os clientes colocarem suas aeronaves sob nosso gerenciamento, pois, com certeza, podem contar com a segurança e comodidade que é ter uma aeronave operada pela TAM Aviação Executiva, sem contar com a possibilidade de fretamento da aeronave a terceiros , quando o proprietário não a estiver utilizando. Também acreditamos que essa pode ser uma tendência de mercado que se manterá pelos próximos anos, pois cada vez mais nossos clientes estão se preocupando com o core business de suas respectivas empresas e otimizando seus voos e ativos, como o avião executivo”, destaca Heron Nobre, Diretor de Serviços Aéreos e FBO da TAM AE.

 

 

O Centro de Serviços é uma das principais unidades de negócio da empresa e que vem registrando crescimento acelerado, especialmente nos últimos dois anos. Além do maior Centro de Serviços para Aeronaves Executivas da América Latina, localizado em Jundiaí (SP), e da base em Belo Horizonte (MG), desde o ano passado, passamos a contar com uma nova base em Goiânia (GO), no Aeroporto Santa Genoveva, ampliando assim sua capacidade instalada e ficando ainda mais próxima de uma das regiões com maior concentração de empresas do agro.
Como diferenciais, destacam-se as diversas oficinas certificadas por alguns dos mais importantes órgãos da aviação mundial, ampla disponibilidade de peças para pronta-entrega, incluindo um depósito especial alfandegado, e a equipe altamente qualificada e treinada pelas fabricantes.   Entre os serviços mais demandados destacam-se os especializados, como upgrades, instalações, pinturas completas, design de interiores, além da venda de peças e reparo de componentes para diversas oficinas brasileiras, com o diferencial da entrega direta aos clientes, sejam frotistas, operadores ou oficinas especializadas.