A TAM Aviação Executiva, representante de vendas exclusiva no Brasil da Beechcraft, Cessna, Bell e FlightSafety, marca presença pela 14ª vez da Agrishow,,  no maior evento de agronegócio do Brasil,  e  principal feira do calendário do.  A expectativa  é de  que mais de 150 mil pessoas  passem em um espaço de 520 mil metros quadrados. A TAM AE estará no estande E22C e exibirá cinco aviões e um helicóptero, tanto no parque de exposições, quanto no aeroporto de Ribeirão Preto.

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De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 8,21% no ano passado ante 2020. Com isso, a participação do setor no PIB nacional foi de 27,4%, a maior desde 2004, quando registrou 27,53.  Esse avanço do setor de agronegócio no Brasil também influencia positivamente o mercado de venda de aeronaves. Mesmo com a pandemia de Covid-19 no país, nos últimos dois anos, esse segmento foi responsável por 58% das vendas de aeronaves a pistão e turbo-hélice da TAM AE.

 

Nosso país possui dimensões continentais e os voos comerciais não alcançam todo o Brasil, por isso, a procura por aeronaves executivas cresce a cada dia. O Brasil possui hoje, segundo dados da ANAC, 3.022 aeródromos e, até dezembro de 2021, apenas 106 deles eram atendidos pela aviação comercial, ou seja, apenas 3%.

Para Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.“Cada vez mais, o setor de agronegócio utiliza aeronaves para incrementar suas operações, por isso, as vendas para o segmento crescem ano a ano. Assim, a Agrishow é, sem dúvida, a principal vitrine para o setor. É o momento em que colocamos os empresários e pilotos em contato direto com as suas possíveis novas ferramentas de trabalho”, explica “O que faz dos modelos a pistão e turbo-hélices um sucesso para o segmento é o fato de possuírem, em comum, características essenciais ao agro: são econômicas, possuem a capacidade de transportar muita carga, são versáteis e decolam e pousam em pistas curtas e não preparadas, como as de terra, cascalho e grama, muito comuns em fazendas,” complementa.

 

 

Grand Caravan EX US$ 3,100,000 (FOB — sem impostos)

Na feira,  se pode conferir o  Grand Caravan EX, uma das aeronaves mais tradicionais do mercado de aviação executiva e, sobretudo, do setor de agronegócio. O modelo é certificado em mais de 100 países e acumula mais de 24 milhões de horas de voo. Seu alcance é de até 1.689 km (912 NM), sendo possível voar de São Paulo a Cuiabá sem escala. Além disso, o modelo pode pousar em 99% de todas as pistas homologadas no Brasil. Na feira, também está exposto o T206H Turbo Stationair HD, o maior monomotor da família Cessna, que também é muito utilizado pelo setor de agronegócio do país. Seu alcance de até 1.132 km (611 NM), faz de São Paulo a Campo Grande sem escala. Outro diferencial é o fato de poder operar em pistas curtas, com apenas 323 metros.

T206H Turbo Stationair HD US$ 835,000 (FOB sem impostos)

Já no aeroporto de Ribeirão Preto, estão expostos para voos de demonstração três aviões e um helicóptero. São elas: T206H Turbo Stationair HD, Grand Caravan EX ,King Air 260  e o Bell 505 Jet Ranger X.

 

King Air US$ 7,780,000 (FOB sem impostos)

Bell 505 Jet Ranger X US$ 1,575,000 (FOB sem impostos)